Expo Favela: quatro projetos de São Cristóvão foram finalistas da etapa nacional em São Paulo

06/12/2023 - 18:01 Atualizado há 2 dias



 

Aconteceu no último final de semana, no Expo Center Norte, em São Paulo, a final da Expo Favela Nacional. O evento tem a finalidade de celebrar a diversidade cultural das comunidades e apresentar soluções inovadoras desenvolvidas por empreendedores locais. A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), inseriu o município na iniciativa, proporcionando uma oportunidade única para as comunidades locais mostrarem sua cultura e potencial criativo. 

 

De Sergipe foram finalistas 10 projetos, sendo quatro de São Cristóvão. Este feito não só reforça a presença marcante da cidade no cenário cultural e empreendedor do estado, mas também apresenta o papel vital desempenhado pela Prefeitura de São Cristóvão na promoção de espaços de visibilidade para esses talentos. 

 

Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, o apoio da Prefeitura em eventos como esse é crucial para as comunidades terem a oportunidade de mostrar seus talentos e suas capacidades. "A Prefeitura de São Cristóvão apoiou a Expo Favela estadual em agosto. Isso permitiu que nossos participantes mostrassem seus talentos e potenciais. A Expo Favela destacou nossa cidade, garantindo nossa classificação para a edição nacional."

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet (Foto: Heitor Xavier)

 

 

Projetos participantes 

 

Representando a Cidade Mãe de Sergipe na Expo Favela Nacional foram 4 projetos. O VIZY, Vinícola Possamai, BILS e Fúria do Sertão. 

 

Pedro Vinicius viajou representando toda sua equipe com o projeto Biotecnologia Inteligente de Luz e Solo (BILS). O projeto se trata de um sistema que ajusta as diferentes frequências de luzes, além de controlar a umidade e temperatura do ambiente de cultivo de modo automático, garantindo que as plantas tenham um crescimento acelerado e saudável, sem uso de agrotóxicos ou químicos. 

 

“Eu fiquei um pouco apreensivo, afinal de contas estava carregando os sentimentos da minha equipe e representando São Cristóvão e Sergipe, mas no fim isso só me deu forças e energia para continuar. A cada pensamento eu tinha mais emoção na fala, levando a palavra da BILS e aprendendo cada vez mais a cada um dos dias do evento”, compartilha Pedro, sobre a emoção de ir como representante do grupo para a Expo Favela Nacional. 

 

 

Pedro Vinicius

 

 

Outro projeto finalista foi o Fúria do Sertão, sendo representado por Jonathan William na Expo Favela. O projeto se trata de um jogo 2D em pixel que incorpora elementos históricos, geográficos e folclóricos do nordeste brasileiro, com a missão de ensinar sobre a cultura nordestina para os apaixonados por jogos digitais. 

 

 

Jonathan William

 

 

Jonathan adiciona que a ideia surgiu quando percebeu que não tinha jogos que abordassem o nordeste. “Não via jogos com a temática nordestina no mercado de jogos digitais, foi daí que eu decidi criar o Fúria do Sertão”. O mesmo declara que participar da Expo Favela Nacional foi um momento emocionante e de orgulho. “A todo momento eu citava no pitch que eu era da quarta cidade mais antiga do país com muito orgulho”. 

 

Fotos: Acervo Pessoal