Equipes da Prefeitura e da Polícia Militar se reúnem para discutir planejamento de segurança para o FASC

08/11/2023 - 17:42 Atualizado há 2 dias



 

Na manhã desta quarta-feira (08) foi realizada uma reunião entre as equipes da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT)  e Polícia Militar com a finalidade de criar estratégias que visam garantir a segurança da população e do patrimônio, nos dias de realização da 38ª Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). O evento acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro. 

 

Segundo o capitão da Polícia Militar, Jorge Wilson, esse encontro é de suma importância para a apresentação das estratégias, além de ser um momento de sanar todas as dúvidas e que as equipes se preparem para a execução de um planejamento de forma mais eficiente. Acrescenta ainda que serão 160 homens subdivididos em primeiro e segundo turno durante os dias do Festival, sendo em média 60 homens nos períodos da manhã e tarde, e 100 homens no turno da noite. “Serão realizados trabalhos por toda a parte do Festival. No segundo turno vamos trabalhar por toda parte periférica com companhias especializadas e a parte interna do evento com a tropa ordinária através da BCM, que são bases móveis; policiamento a pé, policiamento motorizado com o GTAM, e policiamento das viaturas especializadas”. 

 

 

Jorge Wilson, capitão da Polícia Militar

 

 

Em consonância, o superintendente da SMTT de São Cristóvão, Nilton Santos, também esboçou o planejamento da equipe sobre a mobilidade urbana durante os dias de Festival. Segundo ele, o Centro Histórico será delimitado para carros e moradores da localidade. Durante as primeiras horas da manhã da sexta-feira (01/12) já haverá um bloqueio parcial, e a partir das 11h, o bloqueio já passará a ser total. 

 

“Além disso, delimitamos a área de estacionamento, as ruas onde serão a entrada e saída de veículos e, também, as rotas de fuga”, explica Nilton.  A equipe da SMTT vai trabalhar com 60 homens, sendo 40 apoios contratados e 20 servidores da SMTT. A equipe estará nas localidades do Festival nos 3 dias completos. 

 

 

Nilton Santos, superintendente da SMTT

 

 

A edição de 51 anos do evento contará com palcos pelo Centro Histórico e na Bica dos Pintos, com estruturas necessárias para receber as apresentações e o público, incluindo o reforço da segurança. De acordo com a presidenta da Fumctur, Paola Santana, “todos os eventos realizados no município vêm superando as expectativas da gestão, sobretudo as expectativas do público em geral, que vem repercutindo positivamente não só no que se refere à programação, mas no quesito principal: a segurança. Este é o resultado dos esforços da nossa equipe, que em todas as edições pensam em cada detalhe para que população e visitantes sejam acolhidos da melhor forma e sem medo de intercorrências”, afirmou. 

 

 

Paola Santana, presidenta da Fumctur

 

 

Realização

 

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, e o apoio da RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia e Colortex. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.




Fotos: Dani Santos