Encontro de Educação Física: Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer e Educação se reúnem para celebrar o dia dos profissionais da área

04/09/2023 - 21:07 Atualizado há 2 dias



Nesta segunda-feira (04), as Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Lazer e Educação de São Cristóvão se reuniram para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 01 de setembro, com palestras, atividades, relatos de experiência e socialização. O Encontro de Educação Física aconteceu durante os turnos da manhã e da tarde, no Espaço de Formação.

 

 

Pela manhã, o evento foi iniciado pela palestra sobre Educação Física nas Políticas Públicas, facilitada pela professora de Educação Física Marília Alves. Logo após, a segunda palestra foi ministrada pelo professor e treinador esportivo Sílvio Holanda, que falou sobre a trajetória de transformar trabalho em carreira.

 

Marília Alves explica que o objetivo de sua fala foi mostrar como a Educação Física está inserida nas políticas públicas, na educação, no esporte, no lazer e na saúde. O foco da discussão foi a intersetorialidade, que é o trabalho coletivo entre os gestores das secretarias. 

 

“Precisamos trabalhar saúde, esporte, educação, todos de forma coletiva, colaborativa, para que consigamos fortalecer mais a atividade física aqui no município. A educação física é importante em tantos aspectos! Às vezes achamos que só influencia na saúde, mas isso impacta também em fatores sociais. A gente pode reduzir iniquidades sociais, reduzir a desigualdade de gênero”, afirma Marília.

 

Marília Alves, profissional de Educação Física

 

À tarde, a professora Vânia Azevedo fez seu relato da experiência de ser a primeira preparadora física de futebol profissional no Brasil. Mesmo enfrentando dificuldades por ser um espaço historicamente masculino, ela mostrou como conquistou o respeito e a admiração de colegas e jogadores. Para Vânia, a Educação Física não tem prazo de validade e sempre vai ser parte de sua vida.

 

 

“Eu acho maravilhoso esse olhar que estão tendo para educação física, pois nos dá a sensação que coisas boas virão e que o trabalho realizado na Saúde junto ao trabalho que está sendo realizado no Esporte e Lazer e com engajamento da Secretaria de Educação.  Acreditamos que São Cristóvão só terá a ganhar”, celebra.

 

Vânia Azevedo, professora e preparadora física

 

Leandra Martins, coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em São Cristóvão, realizou uma oficina de Atenção Plena, conhecida como Mindfullness. Ela aproveitou a oportunidade para falar sobre as PICs e como estão sendo aplicadas no município, e em seguida aplicou a técnica de meditação.

 

“É uma técnica de relaxamento, de autopercepção, para entender como estão os seus pensamentos. Também vou propor algumas atividades para casa, para que eles possam inserir isso no dia a dia e perceber como a atenção plena está presente nesses momentos. É uma maneira de controlar a ansiedade e o estresse e tem um efeito muito positivo no bem-estar”, explica.

 

Leandra Martins, coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em São Cristóvão

Tássia Leal foi uma das profissionais de Educação Física a participar do evento e, para ela, o trabalho na área é muito importante por ver o próximo com um olhar diferente: “Escutamos o depoimento das pessoas diariamente e vemos como é transformador. A vivência de hoje mostrou que conseguimos mais, podemos mais e, mesmo vendo a dificuldade, não somos os únicos passando por ela, o outro passa por várias realidades. Isso faz com que a gente se una, o que leva à melhoria e dá uma visão melhor da educação física”.

 

Tássia Leal, profissional de Educação Física

 

Fotos: Dani Santos