Emprego e renda: São Cristóvão é um dos cinco municípios sergipanos que mais abriram empresas em 2023

18/10/2023 - 17:43 Atualizado há 2 dias



 

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), segue investindo no empreendedorismo através de programas, como a Sala do Empreendedor, que impulsiona o crescimento econômico do município. De acordo com a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), até o mês de setembro deste ano, foram 95 novas empresas inscritas, deixando a cidade de São Cristóvão na quinta colocação entre as cidades sergipanas que mais empreendem. 

 

Este número de novas empresas não é apenas uma estatística, mas uma prova concreta do compromisso da Prefeitura de São Cristóvão em promover o empreendedorismo e impulsionar a economia local. A abertura de novos negócios não apenas aumenta a renda da cidade, mas também cria oportunidade de emprego para os sancristovenses. 

 

De acordo com Josenito Oliveira, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da Cidade Mãe de Sergipe, esse crescimento do setor empresarial pode ser atribuído a várias iniciativas, entre elas a Sala do Empreendedor, que tem sido um pilar essencial no apoio a empreendedores locais, oferecendo orientação, capacitação e facilidade para o processo de abertura de empresas. Isso significa que, além do incentivo, a prefeitura torna o ambiente de negócios mais acessível e atrativo.  A Sala do Empreendedor está presente em duas áreas da cidade: no Centro Histórico e no bairro Eduardo Gomes. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Foto: Heitor Xavier)

 

 

“O atendimento aos pequenos empreendedores, é dotado da infraestrutura e de atendimento de Agentes de Desenvolvimento (ADs) aptos e comprometidos em dar informação de qualidade e orientá-los da melhor  maneira possível no avanço dos seus negócios”, complementa Josenito. 

 

O secretário afirma, também, que as parcerias com instituições financeiras têm sido de grande valia para que esse número fosse alcançado. “A exemplo da Agência Itinerante do BNB cujo foco da ação está na facilitação e na desburocratização do atendimento para acesso ao crédito por meio de uma rede estendida e com condições diferenciadas aos pequenos negócios”.

 

Como adicional a estes fatores, o município tem leis e programas que apoia e incentiva a criação de startups e empresas de base tecnológica, impulsionando a economia local e gerando empregos qualificados, como o Programa de Desenvolvimento Econômico de São Cristóvão (Prodes) e a Lei de Inovação. 

 

Sala do Empreendedor no Facilita São Cristóvão (Foto: Dani Santos) 

 

 

Investimentos em Infraestrutura 

 

A cidade de São Cristóvão tem a 5ª maior população entre os municípios de Sergipe, e com grande relevância na região da Grande Aracaju, que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios pelo alto crescimento econômico e potencial de consumo. 

 

A localização é um diferencial competitivo de um empreendimento, e São Cristóvão tem isso de forma privilegiada, pois é próxima a BR 101, o que facilita o acesso dos transportes de mercadorias e a logística do empreendimento. 

 

“O trabalho com seriedade da administração municipal com obras de infraestrutura,  sistema de saúde e educação, fazem com que os empreendedores se sintam seguros na melhora do ambiente de negócios, além de gerar novos empregos e renda para a população”, adiciona o secretário da Semdet. 

 

É importante destacar que o município está atualmente em progresso com a construção de novas rodovias, visando facilitar o acesso ao ambiente empreendedor e promover a atração de investimentos externos para a região. Essas obras têm o propósito de estabelecer conexões eficazes que permitirão a entrada e saída de empreendedores e investidores. 

 

 

Foto Capa: Heitor Xavier