Em parceria com o Senar, prefeitura de São Cristóvão conclui curso de gestão e administração rural no povoado Caipe Novo

26/09/2023 - 14:29 Atualizado há 2 dias



 

Na última segunda-feira (25), aconteceu a conclusão do curso de gestão e administração rural no povoado Caipe Novo. Essa realização foi viabilizada pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que contemplou 20 alunos produtores da comunidade. 

 

A iniciativa  teve objetivo de proporcionar a oportunidade de aprimoramento profissional para aqueles que enfrentam desafios relacionados à mobilidade até o centro urbano. De acordo com Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho, os conteúdos eram voltados para pequenos produtores rurais. “É importante para o processo de aprimoramento de melhorias na gestão das propriedades e negócios no campo da agricultura familiar da cidade”. 

 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho

 

 

A diretora complementou que a iniciativa buscou aproximar os produtores das políticas públicas voltadas para o seus negócios. “A ideia desses cursos nos povoados é descentralizar as ações para viabilizar a participação das pessoas que têm maior dificuldade de acessar as políticas  públicas do nosso município”. 

 

O curso foi importante no tocante ao processo de capacitação dos participantes, permitindo-lhes adquirir competências essenciais para otimizar a gestão e suas atividades agropecuárias e rurais. Segundo Plínio Santos, professor de gestão e administração rural do Senar, foi apresentado no curso vários segmentos voltados à criação de animais, gestão, investimento, organização, entre outros. “Nossos alunos estão pegando o conteúdo de forma bem objetiva, para que eles levem esse conhecimento adquirido na sala de aula para a prática. Muitos deles já criam alguns animais, então para eles o que falta para alavancar seus negócios é a gestão”. 

 

 

Plínio Santos, professor de gestão e administração rural do Senar

 

 

O professor informou que o curso teve uma duração de cinco dias, com carga horária total de 24h. “Apesar disso, foi um curso bem intensivo, que traz muito assunto voltado para a realidade deles aqui na comunidade”, adiciona Plínio. 



 

Produtores rurais 

 

Os novos conhecimentos adquiridos servirão para multiplicar a produtividade dos pequenos produtores, bem como sua renda. Para Jussara Santiago, uma das produtoras da comunidade afirma isso. “Temos o aprendizado que recebemos da nossa família, e com esse curso estamos aprendendo novas técnicas e tendo a oportunidade de corrigir aquilo que estamos errando. Aprendi que é preciso ter um bom capital, um bom plano de ação para executar e alavancar aquilo que está estacionado”. 

 

 

Jussara Santiago

 

 

Produtor rural e comerciante, Adriano Santiago, compartilha que o curso lhe agregou muito, fazendo repensar em alguns modos na sua atual forma de trabalhar e gerir seus negócios. “Gostei muito do curso, aprendi bastante. Além de produtor, sou comerciante também. Aprendi no curso que é importante ter um bom planejamento, ter uma boa organização, produzir mais do que comprar as mercadorias. Saio daqui com mais conhecimento, e daqui para frente é só avançar”. 

 

 

Adriano Santiago

 

 

Do mesmo modo, Daniela Barreto e Valdelice Barreto, mãe e filha, se alegraram pela oportunidade do curso. “É um orgulho poder participar do curso junto com minha mãe e muitos conhecidos aqui da comunidade, apesar de formada em administração, fico feliz em poder compartilhar com elas o que a gente tem de melhor, o que a gente produz aqui e com esse novo conhecimento que tivemos, de como podemos deixar isso melhor”, partilha Daniela. Para Valdelice, o curso foi proveitoso e já aguarda as próximas oportunidades. “Eu criava galinha ao meu modo, agora estou aprendendo como se deve se atualizar na criação doméstica, achei muito bom o curso, se tiver outros também irei fazer”. 

 

 

Daniela Barreto e Valdelice Barreto

 

Fotos: Heitor Xavier