Dezembro Vermelho: unidades de saúde oferecem testes rápidos e atendimentos para combate a ISTs

15/12/2023 - 21:52 Atualizado há 2 dias

Durante o mês de dezembro, as unidades de saúde de São Cristóvão têm realizado ações de conscientização e atendimento à população em alusão à campanha do Dezembro Vermelho, que visa combater e prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial a Aids. Essas ações contam com a distribuição de preservativos, oferta de testes rápidos e palestras educativas.

O Dezembro Vermelho foi instituído pela Lei nº 13.504/2017, marcando uma grande mobilização nacional contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos de pessoas infectadas com o HIV. A campanha funciona de modo integrado em toda saúde pública, unindo profissionais de saúde, sociedade civil e organismos internacionais.

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Apesar da Aids não ter cura, todas as pessoas diagnosticadas no Brasil recebem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento reduz em 92% a transmissão do vírus, melhora a qualidade de vida da pessoa e diminui consideravelmente a mortalidade.

Uma das unidades a promover ações de conscientização em alusão ao Dezembro Vermelho foi a UBS Jairo Teixeira. A equipe da UBS aproveitou outra campanha comemorativa, do Dezembro Laranja, em combate ao câncer de pele, e uniu forças a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para abordar motoristas e transeuntes com o intuito de promover a educação em saúde sobre os dois temas.

Jane Correia, gerente da UBS Jairo Teixeira, reforça que sua equipe e a SMTT organizaram o evento em conjunto por reconhecer a importância de  trabalhar com a conscientização de temas como o HIV e o câncer de pele, “principalmente por abranger na nossa comunidade áreas carentes dessas informações. Nosso intuito foi reforçar e atingir um maior índice de prevenção, atentando para cuidados e diagnóstico precoce dessas doenças”.

Jane Correia, gerente da UBS Jairo Teixeira

Jamile Celestino, usuária da unidade, participou da ação e ressalta a importância de cuidar do corpo e da pele, para ela e para o bebê que espera. “Precisamos seguir cuidando do nosso corpo, se protegendo e evitando ISTs. E agora vou passar a usar protetor solar sempre”, afirma.

Jamile Celestino, usuária da UBS Jairo Teixeira

Já Maurina dos Santos, outra usuária participante da ação, fez os testes rápidos e acredita ser fundamental se prevenir de doenças, principalmente nos últimos tempos em que novas doenças têm surgido. “Às vezes podemos nos contaminar sem saber. Ninguém desconfia. A qualquer momento pode acontecer conosco e por isso é bom fazer os exames”, destaca.

Maurina dos Santos, usuária da UBS Jairo Teixeira

A profissional de educação física Tássia Leal alerta que o cuidado com a nossa pele deve ser feito não só como prevenção ao câncer de pele, mas também para prevenir o envelhecimento precoce. E, além do uso diário do protetor solar, a população pode investir em camisas de proteção UV, bonés e evitar a exposição ao sol.

“Sempre preste atenção ao seu corpo, alguma manchinha que possa ser perigosa. É preciso sempre ter esse cuidado de se olhar e verificar se apareceu alguma coisa. Quanto mais cedo você você perceber isso em você e descobrir, mais fácil e rápido vai ser o tratamento”, aponta Tássia.

Tássia Leal, profissional de educação física

A UBS Irônia Aragão promoveu uma ação de acolhimento e conscientização nesta quinta-feira (14) e a gerente da unidade, Simone Melo, ressalta que a prevenção é o melhor remédio para lidar com as ISTs. “Na campanha dedicada à prevenção ao HIV/Aids e a outras infecções sexualmente transmissíveis, ofertamos aos usuários atendimento médico e de enfermagem, testes rápidos, aferição de pressão arterial, atividades físicas e marcação de exames”, pontua a gerente.

Simone Melo, gerente da UBS Irônia Aragão

Cabe lembrar que a população pode buscar testes rápidos para HIV e outras ISTs em qualquer unidade de saúde do município, bem como buscar por preservativos gratuitos e ter atendimento médico e de enfermagem, de maneira acolhedora e sigilosa, onde a prioridade é a proteção e o cuidado ao paciente.

Nos casos em que os testes apresentem um resultado positivo, eles serão examinados por um profissional de nível superior, como médicos e enfermeiros, que avaliarão o paciente e  encaminharão para o tratamento, também disponibilizado pelo SUS.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. Seu principal meio de transmissão é o contato sexual, seja oral, vaginal ou anal, sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa infectada. Outras formas de transmissão são da mãe para a criança durante a gestação, no parto ou na amamentação. É menos comum, mas as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Algumas das ISTs mais conhecidas são a herpes genital, HPV, Sífilis, Gonorreia e infecção por Clamídia, Hepatites virais B e C, entre outras. Elas geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Para identificá-las precocemente, é importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal, e procurar uma unidade de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma.

O método mais eficaz para evitar a transmissão de ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C é o uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais.