Devotos fortalecem sua fé no segundo dia da Romaria de Senhor dos Passos

26/02/2024 - 14:03 Atualizado há 20 horas



No segundo dia da tradicional romaria de Senhor dos Passos, realizada no último sábado (24), São Cristóvão testemunhou uma manifestação fervorosa de fé, onde milhares de fiéis se reuniram para expressar sua devoção ao Santo. Entre velas acesas, pedidos escritos e agradecimentos por graças alcançadas, missa campal e procissão, a atmosfera religiosa envolveu todo o Centro Histórico da cidade.

 

 

 

 

Maria José dos Santos, aposentada, veio de Areia Branca especialmente para a Romaria. Ela, o marido, o filho e a nora estiveram presentes, seguindo a tradição que ela mantém há quase cinco décadas.  "Esta romaria é parte essencial da minha vida. Apenas por motivos de saúde da minha mãe, eu não pude comparecer por três anos, mas desde que me casei eu venho com o meu marido. Agora estamos aqui com o filho e a nora, renovando nossa fé e agradecendo por mais um ano de bênçãos”, disse. 

 

Maria José dos Santos, aposentada

 

 

Desde os 4 anos de idade, José Bonifácio, aposentado, participa ativamente da Romaria, influenciado pelo pai que dedicou mais de 50 anos carregando o andor. Hoje, aos 65 anos, José continua a tradição, seguindo os passos do seu pai. "Desde os 4 anos, guiado pela influência religiosa de meu pai, participo desta romaria. Hoje eu mantenho essa tradição, inclusive reencontrando colegas que também seguem os passos de suas famílias. É uma conexão de fé que transcende gerações”, avaliou. 

 

José Bonifácio, aposentado

 

A dona de casa Maria Lúcia, residente no município de Estância, tem o hábito de participar da procissão aos domingos, também seguindo a tradição familiar junto com suas irmãs. Este ano, a experiência foi ainda mais especial, estendendo a participação por vários dias. Acompanhada de sua família, Maria Lúcia elogiou o evento. "A maneira como fomos recebidos nesta romaria foi incrível, com toda a atenção e cuidado por parte da organização e dos moradores. É um privilégio participar e fortalecer os laços familiares através dessa celebração", frisou. 

 

Maria Lúcia, dona de casa

 

 

Selma Vasconcelos, professora, moradora de São Cristóvão, ressaltou a importância desta celebração, que ela considera como o coração da cidade. “Eu não poderia faltar, pois representa nossa fé e a união da comunidade, além de agregar visitantes de diversas localidades. É emocionante participar e sentir a energia espiritual que envolve São Cristóvão nestes dias. Eu tive minha graça alcançada, ano passado vim de Aracaju andando até aqui e agora é só agradecimento”, pontuou.

 

Selma Vasconcelos, professora

 

O prefeito Marcos Santana compartilhou sua profunda gratidão por mais uma romaria repleta de fiéis, fortalecendo os laços da comunidade. "Contemplar a participação fervorosa dos cidadãos fortalece nossa identidade e destaca a importância de preservar essas tradições que unem nosso povo. Como prefeito de São Cristóvão, expresso minha sincera gratidão por mais uma edição da romaria e rogo ao Nosso Senhor dos Passos que continue guiando-nos para uma vida de compaixão cada vez mais plena”, concluiu.

 

Marcos Santana, prefeito

 

Prefeito acompanhado do deputado estadual, Paulo Júnior e do secretário da Seminfra, Júlio Júnior

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier