“Desatando nós, ampliando laços”: SMS realiza encontro formativo para construção do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde

16/10/2023 - 15:28 Atualizado há 10 horas

Na manhã da última sexta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS), através da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), deu mais um passo em direção à construção do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, realizando o encontro formativo “Desatando nós, ampliando laços”. A atividade ocorreu no Paço Municipal e teve o objetivo de elencar prioridades das áreas técnicas de saúde do município para a organização do plano.

Com a participação das coordenações da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DiVAS), a atividade aplicou o método da Matriz de Prioridades de Educação Permanente, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A Matriz indica o levantamento e sistematização da lista de problemas relativos à inadequação dos perfis dos profissionais e trabalhadores às características do processo de trabalho nos diversos níveis de atenção e gestão do SUS, através das variáveis “relevância”, “urgência”, “factibilidade” e “viabilidade”.

A coordenadora da Educação na Saúde, Sayonara Carvalho, explica que a atividade visou pactuar as prioridades por área técnica, bem como encaminhar um cronograma para a operacionalização do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde.

“Aplicamos o método a partir da relevância, urgência e factibilidade, junto com um grupo, definindo as prioridades da Atenção Primária em Saúde, a prioridade das redes de cuidado, para, assim, começarmos a operacionalizar o Plano, porque a educação permanente tem a proposta de ajudar a melhorar o processo de trabalho instituído no SUS”, ressalta a coordenadora.

Sayonara Carvalho, coordenadora da Educação na Saúde

A Educação Permanente em Saúde é uma estratégia político-pedagógica que relaciona o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação do controle social para solucionar problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde. Perante a isso, tem como principal intuito a qualificação e o aperfeiçoamento do processo de trabalho em vários níveis do sistema, orientando-se, portanto, para a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços e para o fortalecimento dos processos de gestão político-institucional do SUS no âmbito federal, estadual, municipal e local.

A construção do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde visa, portanto, elencar as ações de Educação Permanente em Saúde dos profissionais e trabalhadores do SUS, através de um processo político participativo, que envolve os distintos atores, sujeitos e organizações responsáveis pelas ações.

Para tornar a atividade mais leve e humanizada, Ewertton Nunes, membro da equipe de Educação em Saúde, propôs uma dinâmica lúdica, com a utilização de elásticos e fitas, colocando em prática a sensação de desatar os nós dos serviços em saúde para as coordenações participantes.

“Minha ideia foi levar uma dinâmica mais simbólica, na qual representamos esses nós e pensamos na participação que cada um dos membros da rede de saúde pode atuar, pois tem nós que dependem unicamente do nosso serviço, da nossa disponibilidade, da nossa capacidade de agir de forma mais humana. Então, apresentei alguns elementos simbólicos, como elásticos e fitas, para mostrar que às vezes podemos transformar nós em laços, em rede, fortalecidos, trabalhando de forma cooperativa, desatando esses nós, e colaborar para a construção de uma rede de saúde que seja positiva para a população”, destaca Ewertton.

Ewertton Nunes, membro da equipe de Educação em Saúde