Deixou saudade: última noite do São João da tradição no Eduardo Gomes é marcada por grande público e segurança

17/07/2023 - 23:05 Atualizado há 1 dia



 

Na música Frevo Mulher, um trecho cantado por Zé Ramalho destaca: “No São João, a alegria é tradição”. Em São Cristóvão, a tradição do São João é marcada por uma alegria grande demais para se encerrar no mês de junho. E foi em busca dessa alegria que milhares de pessoas foram à Praça do Centro Comercial do bairro Eduardo Gomes neste sábado (15). 



Em uma noite mágica, que marcou o encerramento do evento com muita diversão e tranquilidade, o público, que lotou o espaço, foi embalado pela quadrilha, pelo forró, e pelo arrocha.





Luanzinho Moraes



Foi em Sergipe que o alagoano Tiago Gomes da Silva passou a ser chamado de Luanzinho Moraes. O nome artístico surgiu junto com uma consolidada carreira, que faz dele um dos maiores cantores de arrocha do Brasil. Com quase 1 milhão de seguidores no Instagram, o artista foi a atração mais esperada por boa parte do público que compareceu ao evento, na sua primeira apresentação na Cidade Mãe. Para o cantor, conhecido pelo bordão “Toca Menino”, os sentimentos foram ansiedade e gratidão.



“É a primeira vez que canto aqui em  São Cristóvão. Estou muito feliz . Agradeço pela oportunidade. Durante  a semana recebi muitas mensagens de pessoas aguardando pelo show aqui . Acredito que vai ser incrível”, destacou. 

 

 


Luanzinho Moraes


 

Cebolinha do  Forró Bis 



Conforme a tradição, a festa na Cidade Mãe  conta com artistas da terra. E coube ao sancristovense Cebolinha, a missão de abrir a noite de apresentações no palco do evento, com o forró tradicional. O cantor ressalta a importância das oportunidades para os artistas locais: 



“Graças a Deus vai ser uma felicidade porque moro aqui em São Cristóvão. Eu acho que a gestão que dá oportunidade a um filho da terra está fazendo o que é o mais correto. Muito obrigado prefeito, continue assim, dando a oportunidade para os artistas locais”, celebrou. 



Cebolinha do Forró Bis

 

 

Douglas Gavião 

 

Outro artista de São Cristóvão que se apresentou no evento foi Douglas Gavião. Morador do Eduardo Gomes, o artista ressaltou a emoção de poder se apresentar para um público tão grande, em um local que ele considera a sua casa: 

 

“Sinto uma gratidão em tocar na minha cidade. Muita alegria. Vou cantar  forró de vaquejada pra botar a vaqueirada pra dançar de verdade, e dar o meu melhor”, concluiu. 



Douglas Gavião 

 

 

Forró Maior



Diretamente de Fortaleza-CE a Banda Forró Maior se apresentou com o seu repertório tradicional. Foi a primeira vez que o grupo comandado pelos vocalistas Gaby Oliver e Gerô Maior, que fez aniversário na véspera do evento, se apresentou na cidade. Segundo ele, a apresentação foi um presente para o público e também para a banda: 

 

“A  banda Forró Maior está pela primeira vez aqui em São Cristóvão. Nós esperamos nessa noite mexer com muitos corações e cantar as melhores músicas do nosso repertório. Nossa expectativa é do tamanho da cidade. Para comemorar esse aniversário, vamos tocar muito forró. Será um presente para vocês e para nós” comemorou Gerô. 

 


Gerô Maior, Banda Forró  Maior

 

 

Quadrilha Meu Xodó



Como São João é sinônimo de quadrilha, não podia faltar a apresentação da Quadrilha Meu Xodó. O Grupo, que representa São Cristóvão nos concursos que ocorrem em todo o estado de Sergipe, é composto por uma maioria de integrantes do bairro Eduardo Gomes. 

 

Quadrilha Meu Xodó

 

 

Danielzinho Jr. 

 

Para fechar a noite de apresentações, Danielzinho Jr encantou o público com sua sanfona, encerrando uma noite inesquecível para quem esteve presente. 


Danielzinho Jr

 

Sucesso de público



Na praça do Centro Comercial do bairro Eduardo Gomes uma multidão esteve presente: jovens, famílias, crianças e idosos. Pessoas com perfis diferentes mas uma sensação em comum, a satisfação pela diversão e tranquilidade que encontraram no evento.

 

Para Gleisi Kelly, que esteve presente com um grupo de amigos, todos moradores do bairro Eduardo Gomes, foi uma festa tranquila, assim como nos anos anteriores: 

 

"Moramos aqui no Eduardo. E achamos a festa muito boa, como foi nos anos anteriores. Sem briga, e com muita diversão. Decidimos chegar cedo para pegar o melhor lugar". 

 


Gleisi Kelly, Érika Anjos, Brenda Vitória, Pedro Henrique, Letícia Soares, Thaís de Jesus

 

 

 

Graças à tranquilidade encontrada na festa,  foi possível garantir uma noite de diversão para todas as idades. A sancristovense Lucimar Andrade foi à festa acompanhada da sua nora, Viviane Santana e outras quatro crianças da família: Yuri, Yago, Evelyn e a pequena Mirella, de Teixeira de Freitas, na Bahia: 

 

“Minha mãe arrumou essa roupa bonita e eu vim porque gosto muito de quadrilha. É a minha primeira vez aqui e estou gostando muito”, relatou Mirella. 



Lucimar Andrade, Viviane Santana,Mirella,Yuri, Yago e Evelyn

 

Mas não foi somente a pequena de Teixeira de Freitas que caprichou no visual para a noite de festa. Daniele Prejuízo “nascida e criada no Eduardo Gomes”, como ela mesmo ressalta, levou as duas filhas Eloá e Eloíse para curtir o evento. As três combinaram as roupas e chegaram cedo para encontrar o melhor lugar para o aguardado show de Luanzinho: 



“Comprei a minha roupa e elas decidiram que queriam uma igual, então preparei a roupinha delas igual a minha. Elas adoram forró, então decidi trazê-las para conhecer a tradição de São Cristóvão. Sou nascida e criada aqui no Eduardo Gomes.  Chegamos cedo para garantir um lugar confortável para as crianças. Estou ansiosa para o show de Luanzinho”, contou. 

 


Daniele Prejuízo, Eloá e Eloíse

 

 

Em São Cristóvão, a segurança é tradição



Para realizar um evento que garanta diversão para todos, a segurança é fundamental. De acordo com o prefeito Marcos Santana, o principal motivo para celebrar após o encerramento da festa foi a tranquilidade que marcou o São João da Tradição no Eduardo Gomes. 



“Foi uma noite de muita paz e muito forró, felizmente. A minha preocupação no dia posterior é sempre verificar o balanço da segurança, e nós não tivemos nenhuma ocorrência, a polícia não fez nenhum registro, todo mundo se divertindo, com amigos, família. É isso que nos deixa felizes”, destacou o gestor. 

 


Marcos Santana, prefeito

 

Para garantir uma festa sem ocorrências graves, uma operação de segurança foi montada com 27 policiais, cinco viaturas realizando ronda nas imediações do evento, oito câmeras de monitoramento no circuito da festa e um drone que sobrevoou a região para observação do circuito e  prevenção de  possíveis ocorrências. Além disso, o evento contou com 140 seguranças contratados para garantir a tranquilidade na festa. Todo esse trabalho foi determinante para garantir o sucesso do evento, como destaca o tenente-coronel da Polícia Militar, Donald Costa: 

 

 “Foi um evento  sem aglomeração na entrada e  nenhuma ocorrência de furto. Houve apenas alguns casos de bebedeira, em que as pessoas perderam um pouco o controle, mas tudo foi rapidamente solucionado”, comemorou. 

 


Donald Costa, tenente-coronel da PM

 

 

 

 



 

A festa contou também com a presença da SMTT de São Cristóvão, que com uma grande equipe, garantiu o fluxo do trânsito e o melhor deslocamento para pedestres e veículos que estiveram na festa e no entorno do evento. 

 

 

 

Com forró no pé e tranquilidade  nas ruas, o público se despediu do São João da Tradição 2023, que deixa uma saudade que logo será aliviada. O  reencontro já está marcado para escrever um novo capítulo dessa história. Em 2024, nas ruas da Cidade Mãe. 




Fotos: Gustavo Guedes.