De São Cristóvão para o mundo: Camilla Cristyne é mais uma atração confirmada no FASC 2023

27/10/2023 - 16:11 Atualizado há 15 horas

Uma carreira breve mas intensa é a marca da trajetória musical de Camilla Cristyne. Com apenas 19 anos ela já lançou três CDs, dois videoclipes, e é conhecida pelos hits “Fake News” e “Oi Sumida”, que já tem mais de 320 mil visualizações nas plataformas digitais. A cantora vai se apresentar pela primeira vez no Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que vai acontecer entre os dias 01 e 03 de dezembro.

Camilla Cristyne Menezes Rosa é aracajuana de nascença e sancristovense de coração.  Segundo a própria artista, sua musicalidade é influenciada por uma mistura de ritmos, do samba ao rap, mas o arrocha e o sertanejo são as grandes  paixões da cantora.

“Tenho como referência Marília Mendonça, pra mim a morte dela foi uma das piores sensações que já senti, mesmo não sendo da minha família. Marília mesmo de longe me fazia querer ter a sensação de levar a música para todos os cantos, como ela mesma disse, mesmo após sua partida continua e sempre continuará sendo a minha inspiração”, contou a artista.

O amor de Camilla pela música começou  cedo e não demorou muito para a cantora chamar a atenção pelo seu talento. Em 2015, com 11 anos, ganhou o seu primeiro violão. Desde então, a música virou um instrumento de paz em meio às atividades diárias. Foram a  sua mãe, Simone,  e a madrinha Lúcia,  as primeiras pessoas a reconhecer o dom da artista.

Um dia,  suas duas amigas Anne e Thayane a gravaram em seu quarto cantando uma música e Camilla foi incentivada a postar o vídeo no seu instagram, e a partir disso recebeu muitos elogios. Aquela altura, já estava claro que a cantora possuía um talento que o mundo precisava conhecer.

O FASC

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Com mais de 51 anos de história, o FASC é um dos maiores eventos do Nordeste. A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. O Festival contará com apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

Atrações confirmadas

Além de Camilla Cristyne, estão confirmados no FASC 2023:  Djonga, Joésia Ramos, Pato Fu, Rachel Reis, Arlindinho, Marina Sena, Carlinhos Brown,  Liniker, Zeca Baleiro e a banda de reggae estadunidense Groundation.

Foto: Dani Santos.