De forma inédita, o Controle Social terá participação importante no II Seminário de Boas Práticas no SUS

18/07/2023 - 16:33 Atualizado há 1 hora

Com diálogo entre usuários e profissionais de saúde, a Plenária do Conselho Municipal de Saúde da segunda-feira (17) buscou desenvolver uma agenda estratégica para a Educação Permanente em Saúde na Cidade Mãe. O objetivo da reunião foi envolver conselheiros e usuários do SUS na construção do II Seminário de Boas Práticas no SUS, que será realizado no dia 28 de julho, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Na ocasião, foram apresentados os objetivos e a metodologia do Congresso para os Conselheiros e convidados da reunião. Além disso, a comissão organizadora do Seminário se prontificou a inscrever aqueles que tivessem interesse para facilitar o acesso ao evento.

Para Sayonara Carvalho, Coordenadora da Educação na Saúde do município, ouvir os Conselheiros nessa etapa da elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde de São Cristóvão é essencial. “A certeza de caminhar e uma gestão participativa para a construção e operacionalização do nosso plano é fruto de uma Gestão do SUS que aposta na democracia”,  destaca.

Sayonara Carvalho, Coordenadora da Educação na Saúde do município

Importância do Controle Social

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com o intuito de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, para solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão. Na saúde de São Cristóvão, o Conselho Municipal de Saúde garante o controle social, trazendo os usuários e trabalhadores da saúde para o diálogo institucional.

Gilvânia de Souza, presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Cristóvão, explica que a importância do controle social na construção de espaços como o Seminário na participação popular, para ela, essencial.

“Enquanto sociedade e usuários de políticas de saúde, nós sabemos das nossas necessidades. Da ponta ao usuário que está lá nos povoados, que não tem tanto acesso às políticas de saúde. Então, através do controle social e das representações das cadeiras no Conselho é que conseguimos atingir esse público, ouvindo suas demandas e divulgando nossos trabalhos”, defende Gilvânia.

II Seminário de Boas Práticas no SUS

O evento é  elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e suas inscrições podem ser realizadas através da plataforma SIGAA até o dia 24 de julho. Já a submissão de trabalhos está disponível até dia 20 deste mês.

O tema do evento será “Construindo a Educação Permanente em Saúde a partir das Boas Práticas no SUS São Cristóvão”, assim, o Seminário visa reunir propostas dos participantes para construir o Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde de forma democrática e coletiva.

Os links para inscrição e levantamento de demandas podem ser acessados abaixo.

Inscrição para II Seminário de Boas Práticas no SUS

Edital de submissão de trabalhos

Levantamento das necessidades de Educação em Saúde no SUS São Cristóvão

Fotos: Clara Dias