Curso de ‘Boas Práticas na produção aquícola’ beneficia aquicultores em parceria entre Prefeitura e Senar

15/03/2024 - 17:18 Atualizado há 2 dias

Na busca pelo desenvolvimento e aprimoramento da aquicultura local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), tem promovido uma série de iniciativas voltadas para os produtores aquicultores da região. Dentre essas ações, destaca-se o curso de “Boas Práticas na Produção Aquícola”, que oferece consultoria técnica e assistência direcionada aos participantes. Ao todo, 30 produtores do território e áreas adjacentes se inscreveram, demonstrando um grande interesse em aprimorar suas técnicas e conhecimentos nesta área de produção.

Elaine Luiza de Jesus, diretora de aquicultura da Semdet, enfatizou a importância deste evento para os aquicultores da cidade, especialmente para aqueles envolvidos na produção de peixes e camarões. "Este curso representa uma oportunidade valiosa para nossos produtores locais aprimorarem suas práticas, aumentarem a qualidade de seus produtos e, consequentemente, melhorarem sua rentabilidade no mercado", destacou Elaine.

Elaine Luiza de Jesus, diretora de aquicultura da Semdet

Matheus Pinto, engenheiro de pesca e coordenador da iniciativa, enfatizou a relevância dos cursos para o desenvolvimento financeiro dos produtores. "É fundamental mostrar que essas atividades são rentáveis, mas exigem planejamento financeiro. Investir em capacitação é essencial para impulsionar o setor na região. Através desses cursos, os produtores poderão adotar práticas mais eficientes e sustentáveis, o que certamente terá um impacto positivo em suas atividades. Durante dois anos, vamos oferecer assistência técnica para que compreendam que uma propriedade rural é também uma empresa rural e, sim, muito rentável", disse.

Matheus Pinto, engenheiro de pesca do Senar

Sidney Sales, palestrante do Senar e engenheiro de pesca, abordou a importância de preencher os dados no caderno do produtor e ressaltou o compromisso da gestão em apoiar essa categoria. "O curso inicialmente ensina aos produtores como utilizar o caderno do produtor, onde eles podem registrar informações do dia a dia no campo, facilitando o trabalho do nosso técnico no gerenciamento de suas propriedades. Além disso, focamos em práticas de manejo produtivo para auxiliar no desenvolvimento integral dos participantes", enfatizou.

Sidney Sales, Sidney Sales, palestrante do Senar e engenheiro de pesca

Kátia Batista, piscicultora e criadora de tilápia, expressou sua gratidão à gestão e a todos os envolvidos na iniciativa. "Esta oportunidade tem sido de grande auxílio para mim e para muitos outros produtores. Estamos recebendo gratuitamente, por dois anos, um conhecimento técnico valioso, que certamente teria um custo elevado e que não teríamos condições de arcar. Agradeço profundamente por essa oportunidade de aprendizado e crescimento. Com certeza, sairemos daqui com resultados muito melhores do que quando estávamos enfrentando os desafios sozinhos", afirmou Kátia.

Kátia Batista, piscicultora

De acordo com Edyjhon Nascimento dos Santos, agente mobilizador da sala do produtor rural na Semdet, o curso faz parte da segunda etapa da iniciativa, sendo a primeira o mapeamento dos produtores, visitas técnicas e levantamento de interesse. “Após um minucioso mapeamento dos produtores locais, visando identificar aqueles interessados em participar do programa, a segunda etapa foi lançada com este curso. As próximas etapas ocorrerão ao longo de dois anos, com a assistência gratuita de técnicos especializados, disponíveis para auxiliar na qualidade e quantidade dos produtos, entre outras demandas", pontuou.