Curso de auxiliar de cozinha promovido pela Semdet chega ao fim com a qualificação profissional de 18 mulheres

06/12/2023 - 04:02 Atualizado há 1 dia



 

Chegou ao fim na última semana o Curso de Auxiliar de Cozinha promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A qualificação teve duração de 40 dias e foram disponibilizadas 20 vagas. Ao fim do curso, 18 mulheres concluíram a formação.

 

A professora Luciana Silva, do Senac, explicou que o curso abre ótimas possibilidades profissionais para as alunas. 

 

“Esse curso prepara não somente para trabalhar como auxiliar de cozinha, mas abrange muitas possibilidades em bares, restaurantes e hotéis. Além disso, elas podem desenvolver um produto para vender em casa mesmo”, pontuou. 

 

 

 Luciana Silva, professora

 

 

Luciana Silva também explica que, durante o curso, as alunas desenvolveram um produto alimentício observando demandas econômicas e possibilidades do município. 

 

“Percebemos que de setembro a novembro  a cidade tem uma grande produção de sardinha e é preciso incentivar a vazão deste produto. As pessoas que estão no curso só sabiam utilizar a sardinha fria ou na panela de pressão. E, por isso, pensamos em criar um produto com esse material. Criamos, portanto, um croquete de batata doce com a sardinha na palha da bananeira”. 

 

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Semdet destaca a possibilidade de empoderamento para as mulheres que fizeram o curso, a partir da independência financeira e a oportunidade de qualificação para um emprego formal e para empreender, a partir dos conhecimentos adquiridos. 

 

“Chegar ao fim de um curso de 20 vagas com 18 alunas regulares mostra o quanto o curso foi importante do ponto de vista de conteúdo, da parte prática e teórica. Essas mulheres  deixaram suas casas, seus filhos, suas famílias e se dedicaram quarenta dias pra estudar”, ressaltou. 

 

 

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Semdet

 

 

Para Rosivânia Conceição e Maria Rainara, alunas do curso, a oportunidade de aprender técnicas para um trabalho qualificado na cozinha vai criar possibilidades  muio importantes para a trajetória profissional. 

 

“A experiência foi surreal. Eu já trabalhava na área há algum tempo, porém eu não conhecia as técnicas e aqui eu aprendi manipulação de alimentos , higienização da cozinha, entre outras coisas. Futuramente eu espero arrumar um emprego ou até mesmo virar empreendedora, a partir desse curso”, celebrou Rosivânia. 

 

 

Rosivânia Conceição, aluna 

 

 

 “A prefeitura está de parabéns. Eu sempre gostei de cozinhar e através deste curso se abrirão portas para que eu e minhas colegas possamos ter um olhar diferente, uma qualificação para nós e para São Cristóvão, que também ganha com isso”, destacou Maria Rainara. 

 


Maria Rainara, aluna

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier.