Conselho de Política Cultural de São Cristóvão realiza primeira reunião ordinária

06/09/2023 - 12:37 Atualizado há 11 horas

Na manhã desta terça-feira (05), a cidade de São Cristóvão testemunhou um marco importante em sua cena cultural. Foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), reunindo membros da classe artística local que foram eleitos na semana passada.

Durante a reunião, um dos principais pontos de pauta foi a leitura e aprovação do regimento interno do Conselho. Esse documento estabelece as diretrizes, responsabilidades e procedimentos que nortearão o funcionamento do CMPC. A aprovação ocorreu de maneira unânime.

Além disso, os participantes elegeram a vice-presidente e a secretária do CMPC, que desempenharão papéis fundamentais na liderança e gestão das atividades do Conselho. A vice-presidência foi ocupada por Rosângela Reis, museóloga e representante das Culturas Populares, enquanto Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) foi eleita como secretária do CMPC.

Para a presidente do Conselho, Paola Santana, "este é um passo importante para fortalecer nossa cultura local e garantir que a arte e a cultura continuem a desempenhar um papel vital em nossa comunidade. Estamos entusiasmados com as pessoas que fazem parte do CMPC, e que sem dúvidas trarão valiosas ideias para fortalecer ainda mais nossa cultura”.

Na reunião também foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno da II Conferência Municipal de Cultura. Também foram definidas as datas das próximas reuniões, que estão previstas para acontecer nos dias 02/10, 06/11 e 11/12.

O Conselho

O CMPC, que tem como objetivo central promover e incentivar a cultura no município, reúne artistas, produtores culturais e membros da comunidade interessados em contribuir para o desenvolvimento cultural de São Cristóvão. Os quatro membros titulares e quatro suplentes assumiram a missão de orientar-se pelas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura (CMC) e trabalhar em conjunto para elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, todas consolidadas no Plano Municipal de Cultura (PMC).

Fotos: Yago de Andrade