Com confraternização entre os participantes, Oficina de Iniciação Teatral ofertada em parceria da FUMCTUR com a UFS é encerrada

29/09/2023 - 20:33 Atualizado há 9 horas



 

Nesta quinta-feira (28) ocorreu  o encontro de encerramento da Oficina de Iniciação Teatral  ofertada em parceria pela Prefeitura de São Cristóvão e o Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A iniciativa teve início no dia 17 de agosto e  contou com seis encontros às quintas-feiras, na Biblioteca Municipal Prof. Luiz Alberto, no Rosa Elze. O objetivo foi promover a integração entre a Universidade e a comunidade acadêmica através do aprendizado de diferentes aspectos do teatro.  

 

As oficinas foram divididas em blocos de temas como iluminação, cenografia e sonoplastia e foram ministradas por alunos do curso de Teatro da UFS, com supervisão dos professores, para uma turma de cerca de 20 alunos formados por estudantes da universidade e comunidade do Rosa Elze.  A professora do curso de teatro, Joana Lavallé explica que os alunos da oficina foram divididos em grupos, de forma que cada um deles fosse responsável  por conduzir um dos encontros.

 

O objetivo foi promover a participação de todos numa troca de conhecimentos. Ela também destaca a importância da parceria com a gestão municipal para viabilizar uma ocupação produtiva dos espaços coletivos. “A gente tá fortalecendo essa parceria com a Prefeitura com essa oficina onde as pessoas puderam aprender vários aspectos do teatro, que muitas vezes não são trabalhados. Hoje, criamos vários pequenos espaços cenográficos com o nosso tema maior, que são as lembranças do Rosa Elze. Na verdade, a gente também está criando novas lembranças a partir  da ocupação desse espaço”. 

 

 

Joana Lavallé, professora de teatro


A  coordenadora da biblioteca, Edivalda Santana,  explica que a oficina é uma iniciativa em conjunto em que a Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (FUMCTUR) oferece a estrutura necessária para a realização dos encontros, enquanto o Departamento de Teatro garante a aplicação das práticas teatrais para os inscritos.  “Todas as quinta-feiras,  das 19h às 21h nós disponibilizamos a biblioteca para os encontros. E dessa forma, promovemos uma integração necessária da gestão municipal com a universidade, que pode beneficiar bastante a comunidade, como essa oficina demonstra”.  

 

 

Edivalda Santana, coordenadora da biblioteca

 

 

O estudante de teatro e morador do Rosa Elze, Giordano Bruno, pontua que as oficinas foram parte da disciplina que se chama interação cultural. Para ele, a iniciativa é uma experiência de integração e uma oportunidade para os discentes da UFS e para a comunidade. “A ideia foi incluir quem mora aqui no bairro. Por isso a turma inteira se dividiu para a cada encontro a gente abordar uma bagagem de iniciação pra quem estava interessado em participar da oficina. Todos os estudantes da disciplina participaram coletivamente”. 

 

 

Giordano Bruno, estudante de teatro e morador do Rosa Elze

 

 


Fotos: Jhonny Oliveira