Com apoio da Prefeitura de São Cristóvão, UFS realiza palestra em homenagem ao bicentenário do maestro José Bochecha

16/05/2023 - 12:04 Atualizado há 1 dia

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou nesta segunda-feira (15) uma palestra sobre a trajetória do maestro sancristovense José da Anunciação Pereira Leite, conhecido popularmente como Zé Bochecha. A atividade, que ocorreu na Igreja da Matriz, no Centro Histórico da Cidade Mãe, iniciou as atividades referentes ao bicentenário do músico e também foi parte da programação especial em comemoração aos 55 anos da instituição.

O evento intitulado “Maestro José Bochecha, reflexos da música na primeira capital de Sergipe” contou com palestra da criadora do projeto, professora Thais Rabelo do Colégio de Aplicação da UFS (Codap), com concerto da Orquestra Sinfônica da universidade (OSUFS) e do Coro Sinfônico (CORUFS); Além da presença do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana; do Reitor da UFS, Valter Santana; estudantes e a população sancristovense em geral.

As ações referentes aos duzentos anos do músico foram criadas como um projeto de extensão acadêmica desenvolvido pela professora  e contou com apoio estrutural e logístico da gestão municipal. O prefeito destaca a importância da relação do município com a universidade, que tem a sede localizada na Cidade Mãe. Para Marcos Santana a parceria com a UFS nas várias áreas da administração é capaz de viabilizar ações como o bicentenário de Zé Bochecha, um resgate da história da cultura produzida em São Cristóvão.

“Para além da música, é um projeto que resgata uma história nossa, de um músico do século XIX, que não tínhamos conhecimento. É uma produção musical que precisa ser conhecida não somente por quem mora em São Cristóvão, mas também por  todos os brasileiros, para que a gente possa fazer essa vinculação da arte da cidade em todas as nuances”, pontuou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito (ao centro)

Thais Rabelo conta que através da parceria entre a UFS e a prefeitura de São Cristóvão foi feita a gravação do concerto virtual com obras do compositor, na Igreja do Carmo. O material vai estar disponível em agosto, publicado no canal do YouTube da própria universidade e  também no canal Musicologia Sergipe e depois ficará disponível  para toda comunidade poder assistir.

“A contribuição da prefeitura de São Cristóvão foi muito importante para garantir recursos financeiros necessários para a realização da gravação, da equipe disponibilizada para ajudar, a colaboração no processo de divulgação”. ressaltou a professora.

Thais Rabelo, criadora do projeto

Para o reitor da UFS, Valter Santana, a realização da palestra no dia do aniversário da instituição é uma demonstração da importância do município de São Cristóvão para a universidade:

“No dia em que a UFS comemora cinquenta e cinco anos, a comunidade acadêmica vem até a sede de São Cristóvão trazer cultura para a população sancristovense, para os nossos alunos. É a troca entre o saber acadêmico, a produção de novos conhecimentos e a transferência desses conhecimentos para a sociedade”, pontuou o reitor.

Valter Santana, reitor da UFS

A troca desses conhecimentos, fruto dessa parceria, permite o resgate da cultura produzida em São Cristóvão e em Sergipe, a preservação dessa memória e o compartilhamento dessas informações para as novas gerações, para que pessoas como o estudante do Codap, Rhuan Victor, possam conhecer o legado desses artistas:

“Eu achei um evento muito importante porque amplia nossa concepção sobre a música e  a arte no Brasil, que não ocorria só em São Paulo e no Rio de Janeiro. A gente  vê que no ambiente onde a gente vive, a arte também acontece. Eu achei muito interessante o evento, porque eu particularmente não conhecia  a  existência desse tipo de arte aqui em Sergipe. Então,  essa palestra eu acho que primeiro contou muito sobre a história do nosso estado em si, mas também sobre como o Brasil se importa com a arte”, relatou Rhuan.

Rhuan Victor, estudante

Os próximos eventos do Bicentenário

As atividades referentes ao bicentenário de José Bochecha continuam e, na próxima segunda-feira (22) vai ocorrer uma palestra na UFS para falar sobre a importância da pesquisa de fontes musicais em acervo. Além disso, outras palestras vão acontecer ao longo do ano, com divulgação nas redes sociais da universidade. As inscrições já estão abertas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFS. As pessoas, em geral, podem se inscrever em qualquer uma dessas atividades não só para participar, mas também para ter acesso ao certificado.

Quem foi José Bochecha?

O bicentenário artista sancristovense foi compositor, maestro, regendo grupos instrumentais, foi professor de música e chegou a ser maestro da banda da Polícia Militar,  na época em que essa era a única  banda em formato marcial do estado de Sergipe. Por conta do seu talento, o músico  recebeu o convite para reger o grupo, apesar de não fazer parte  da corporação policial.

Fotos: Dani Santos.