Cidade Empreendedora: Prefeitura renova parceria com o Sebrae e ganha Selo Ouro como Referência em Atendimento pela Sala do Empreendedor

01/03/2024 - 20:20 Atualizado há 10 horas



Na noite da última quinta-feira (29) a Prefeitura de São Cristóvão mostrou, mais uma vez,  ser destaque como uma cidade que empreende. Presente no evento de apresentação do ciclo Cidade Empreendedora 2024 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a Cidade Mãe de Sergipe renovou parceria por mais um ano e recebeu o Selo Ouro na categoria “Referência em Atendimento” pela Sala do Empreendedor Gabriel de Souza Filho.

 

 

 

 

Secretário Josenito e prefeito Marcos Santana junto com parceiros do Sebrae 

 

 

O programa Cidade Empreendedora do Sebrae oferece soluções às cidades de forma organizada em 10 eixos de atuação: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito e inovação e sustentabilidade.

 

O ciclo 2024 do programa conta com 35 cidades participantes, incluindo São Cristóvão, que participa pelo seu terceiro ano consecutivo. Para Priscila Felizola, diretora-superintendente do Sebrae Sergipe , a parceria entre poder público e empresários é uma aposta certeira para desenvolvimento, e foi pensando nisso que o programa Cidade Empreendedora ganhou forma. “Essa iniciativa vem para transformar a realidade dos municípios, pois impulsiona e trabalha para melhorar cada vez mais o ambiente de negócios, o que ajuda no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e rendas. Para nós é uma satisfação ter São Cristóvão junto obtendo essa visão e trazendo bons frutos”. 

 

 

Priscila Felizola, diretora-superintendente do Sebrae Sergipe

 

 

No ano de 2023, os principais eixos de destaque de São Cristóvão estão na Gestão Municipal com o aumento de 12% no repasse de IMCS; está inscrito no XII PSPE; aprovação e implantação da Lei da Inovação e do 5G. No eixo de Desburocratização, destaca-se a automatização das consultas prévias. No eixo Lideranças Locais, o município implementou o Fórum Empresarial. Sendo a única cidade a obter duas Salas do Empreendedor inauguradas em apenas dois anos, ganhando na respectiva noite Selo Ouro como Referência em Atendimento.  Seguindo com a implantação do Ecossistema Local de Inovação, compondo esta iniciativa ao eixo Inovação e Sustentabilidade. 

 

A realização de feira itinerante, Cresan e PAB contemplam o eixo Inclusão Produtiva. O turismo se encaixa no eixo Marketing Territorial e Segmentos Econômicos. Essas são as atividades com mais destaque, embora a gestão municipal realize demais atividade de impactos positivos à população e ao comércio local. 

 

 

Marcos Santana recebendo o certificado de renovação para ciclo 2024 do Cidade Empreendedora 

 

 

 

Selo Sebrae 

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) é a principal secretaria desenvolvedora das iniciativas de inovação ligadas ao programa Cidade Empreendedora. Segundo o secretário Josenito Oliveira, essa parceria se tornou essencial para o crescimento do município, recebendo apoio e fomento sempre que necessário. 

 

“São Cristóvão é o único município em Sergipe que tem duas salas do empreendedor e isso tem nos ajudado no fortalecimento do empreendedorismo no nosso município. Recentemente nós estimulamos a criação do Fórum Empresarial, fizemos diversos atendimentos, principalmente para micro e pequeno empresário, ou seja, isso aumenta a nossa competitividade e melhora o ambiente de negócios na cidade”. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet 

 

 

Prefeito com equipe da Semdet 

 

 

Em 2023, foram realizados 1486 atendimentos na Sala do Empreendedor Gabriel de Souza Filho e o Selo Sebrae de referência em Atendimento é o reconhecimento da qualidade do atendimento e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e seus parceiros. 

 

Ganhar o Selo Ouro para o prefeito Marcos Santana é motivo de alegria. “Esse selo é muito significativo, nos enche de alegria e satisfação, é o reconhecimento de um trabalho, não meu exclusivamente, mas de uma equipe que compreende a importância de a gente servir cada vez melhor a nossa população. É uma premiação para toda a população de São Cristóvão”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana recebendo o Selo Ouro 

 

 

Fotos: Heitor Xavier