Cerimônia de abertura do FASC celebra a cultura sergipana com homenagens e palavras de resistência

02/12/2023 - 06:14 Atualizado há 2 dias

A 38ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) teve início na tarde desta sexta-feira (01), e à noite, no Palco João Bebe Água, realizou-se a cerimônia de abertura. O evento, que congrega artistas, autoridades e apreciadores da cultura, contou com o discurso marcante do prefeito Marcos Santana, homenagens a personalidades da cultura sergipana e a participação de diversos representantes do poder público e patrocinadores.

A solenidade de abertura antecedeu as apresentações de Carlinhos Brown, Banda dos Corações Partidos e Marina Sena, com a Praça São Francisco iluminada e um público entusiasmado, que a cada ano se torna mais expressivo. O prefeito Marcos Santana, em seu discurso, destacou a importância do FASC como um símbolo de resistência cultural, celebrando os 51 anos de história do festival.

Marcos Santana, prefeito

“O FASC transcende as barreiras do tempo, nascido na década de 70 durante a ditadura militar, tornando-se símbolo de resistência, uma manifestação viva da arte. Ao olhar para nossa trajetória, percebemos que a chama do FASC brilha ainda mais intensamente. Juntos, superamos desafios com aqueles que desejam a perenidade do festival. No entanto, há também aqueles que veem o contrário, pois o FASC representa, sobretudo, a liberdade. Por isso, convido a todos, sem preconceitos, a ocupar as ruas de São Cristóvão e a viver essa história juntos", destacou o prefeito.

Homenagens

Na cerimônia, duas notáveis personalidades da cultura sergipana foram honradas com a medalha de mérito cultural: o ator e diretor teatral Isaac Enéas Galvão e a coreógrafa e bailarina Cleanis Maria Santos Silva. Isaac Enéas Galvão, que marcou presença no evento, desempenhou o papel de coordenador da área de teatro em diversas edições do FASC. Além disso, liderou a campanha da sociedade civil organizada dos trabalhadores das áreas Artísticas e Culturais pelo retorno do festival.

Isaac Enéas Galvão, o ator e diretor teatral

Cleanis Maria, por sua vez, é uma artista graduada em Pedagogia, reconhecida como coreógrafa e bailarina, tendo dedicado sua vida à disseminação da dança e à formação de novas gerações. A presença desses dois ícones na cerimônia não apenas enriqueceu o evento, mas também ressaltou suas contribuições significativas para o cenário cultural de Sergipe.

Cleanis Maria, coreógrafa e bailarina

Patrocinadores e realização

Representantes dos patrocinadores que estiveram presentes no evento compartilharam a importância de contribuir para o fortalecimento da cena cultural de Sergipe, especialmente em São Cristóvão. Vagna Cardoso Martins, superintendente executiva de governo da Caixa econômica, expressou a satisfação da instituição em participar do grandioso evento.

"A Caixa ficou muito feliz em fazer parte do Fasc, um evento que não apenas promove a cultura, mas também impulsiona o desenvolvimento e o turismo. Buscar o crescimento por meio dessa imersão cultural faz com que a parceria com o município de São Cristóvão seja cada vez mais significativa e valiosa para a Caixa Econômica", enfatizou Martins.

Vagna Cardoso Martins, superintendente executiva de governo da Caixa econômica

Lenin Falcão, gerente executivo do Banco do Nordeste (BNB), parceiro do festival, ressaltou a importância de apoiar eventos culturais que promovem a diversidade e enriquecem a vida cultural da região. "O BNB enquanto banco de desenvolvimento e banco de nordestinos, entende a importância de apoiar a rica cultura do povo nordestino. São Cristóvão, como berço de Sergipe e reconhecida como a Cidade Mãe de Sergipe, carrega consigo uma história vasta e significativa. Portanto, apoiar um evento que destaca a cultura do povo sergipano é algo que nos enche de lisonja", afirmou.

Lenin Falcão, gerente executivo do Banco do Nordeste (BNB)

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola, Caixa Econômica Federal e Estrella Galicia. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE -  Sistema Engenharia, Colortex, Proex/UFS, Celi e Governo de Sergipe. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Programação

Com uma programação rica e diversificada, o FASC mantém sua tradição de envolver o público durante os três dias de evento, com atrações que abrangem apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições, o festival oferece uma experiência cultural completa. As atividades serão distribuídas por locais públicos no Centro Histórico e em outros pontos da cidade, assegurando acessibilidade, sustentabilidade e, é claro, muita diversão para todos os participantes.

Confira a programação completa deste sábado (02):

Palco João Bebe Água

20h - Orquestra Sanfônica