Centros de Especialidades: Conheça os serviços de saúde ofertados em São Cristóvão

01/11/2023 - 23:14 Atualizado há 4 horas



A implantação de dois Centros de Especialidades em São Cristóvão mudou a maneira de cuidar da saúde da população nos últimos anos. As ações e serviços dos centros buscam atender problemas de saúde da população que demandam profissionais especializados, contando com um espaço propício e utilização de recursos tecnológicos e complementando os atendimentos da Atenção Primária em Saúde. Nos centros, são realizadas consultas especializadas, tratamentos, reabilitação, solicitação e realização de exames.

 

O Centro de Especialidades Lurdes Vieira, localizado no bairro Rosa Elze, foi inaugurado em 2020. Um ano depois, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual Dr. Raimundo Aragão,  foi inaugurado no bairro Lourival Batista. Para isso, houve o investimento de aproximadamente R$200 mil de recursos próprios e R$340 mil advindos de emendas parlamentares. Desde então, mais de dois mil atendimentos são realizados mensalmente, contribuindo para a evolução da saúde do município.

 

Segundo Maria Fernanda Camarço, coordenadora da Atenção Especializada em Saúde, o Centro de Especialidade vem numa perspectiva de apoiar a Atenção Primária com essa continuidade do cuidado de usuários que precisam de um atendimento mais especializado.

 

“A equipe de Saúde da Família vai encaminhar os casos mais complexos para que a Atenção Especializada continue o atendimento, mas não desvinculando o usuário da família. Então os centros chegam para integrar esse cuidado, proporcionando o atendimento das necessidades da população”.

 

Maria Fernanda Camarço, coordenadora da Atenção Especializada em Saúde

 

Serviços ofertados

 

O Centro Especializado Dr. Raimundo Aragão oferta atendimentos de neuropediatria, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, ultrassonografia, nutrição, odontologia, assistência social, endocrinologia e fisioterapia. Além disso, conta com o atendimento focado em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Os CERs são pontos de referência para a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, com o intuito de realizar diagnósticos e tratamentos de pessoas com deficiência, promovendo a reabilitação de maneira interdisciplinar e com o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.

 

Já o Centro de Especialidades Lurdes Vieira oferta o atendimento de ultrassonografia, oftalmologia, psiquiatria, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, assistência social, enfermagem, neuropediatria e  endocrinologia para a população do município. 

 

 

Ambos os centros incluem o atendimento da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada à Saúde Mental (EMAESM), criada para ampliar o atendimento à população, com profissionais de psicologia, psiquiatria, fisioterapia, nutrição e assistência social. 

 

A gerente do Centro Raimundo Aragão, Iandra Giovanna Dantas, destaca o impacto da atenção especializada na vida do paciente, por conseguir ter uma avaliação mais aprofundada e um tratamento mais objetivo e eficaz.

 

“A atenção especializada é importante por ser um conjunto de ações, práticas e conhecimentos dos serviços de saúde a nível ambulatorial. Aqui, o paciente vai ter acesso a uma atenção um pouco mais específica. Porque a rede da atenção primária nas unidades básicas de saúde atende de maneira geral. Quando esse médico verifica que o paciente precisa de uma atenção mais direcionada, ele o encaminha para a atenção especializada”, explica Iandra.

 

Iandra Giovanna Dantas, gerente do Centro Raimundo Aragão

 

O município também constrói estratégias para acelerar o acesso aos atendimentos especializados. Dessa forma, foram criados atendimentos em grupo, como alguns grupos de fisioterapia, atendimento psicológico, um novo grupo de fibromialgia, e alguns grupos de pacientes ortopédicos. O direcionamento para os grupos parte de uma avaliação do perfil do usuário.



Avanços nos atendimentos

 

A pequena Melissa é uma das crianças atendidas no CER Raimundo Aragão. Ela foi diagnosticada com a Síndrome de Cornelia de Lange, um quadro raro que, por conta de múltiplas malformações, pode acarretar em atrasos no desenvolvimento psicomotor, alterações cardíacas, gastrointestinais, musculoesqueléticas, perda auditiva, entre outras questões. Sua mãe, Neide Castor, conta que seis meses de tratamento já mostraram uma evolução considerável em seu comportamento.

 

“A fisioterapia é muito importante, porque essa síndrome que ela tem faz com que seu desenvolvimento seja muito lento. Ela já vai completar dois anos. E só o fato de agora ela estar se equilibrando, começando a sentar, ficar mais durinha, só isso para mim já é uma um ganho imenso, porque todo mundo quer ver seu filho bem desenvolvido, tendo autonomia para fazer as coisas, tentar se movimentar sozinho e ela está conseguindo com a terapia”, ressalta Neide.

 

A pequena Melissa, filha de Neide Castor, sendo atendida na fisioterapia

 

A fisioterapeuta Juliana Cristina, que atende no CER Dr. Raimundo Aragão, conta que a equipe do centro trabalha com pacientes diversificados, atendendo adultos e crianças com casos neurológicos e ortopédicos, construindo junto com eles um caminho de relevante evolução.

 

“Temos pacientes que são de uma duração um pouco mais longa, que são os neurológicos, mas conseguimos dar uma boa continuidade e um bom prognóstico para eles, tentando ir além daquilo que eles pensam encontrar aqui na fisioterapia. Eles encontram aqui um local de acolhimento, um local onde as dores são tratadas de uma forma diferente, não focamos tanto na dor, mas naquilo que ele pode melhorar e potencializar”, pontua a fisioterapeuta. 


Juliana Cristina, fisioterapeuta

 

 

Como acessar um atendimento especializado?

 

1- Vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e relate sua demanda;

2- A Equipe de Saúde da Família poderá avaliar sua necessidade e te encaminhar, se for necessário;

3- Com o encaminhamento, você deve buscar a recepção da UBS para solicitar o agendamento da consulta, exame ou terapias.

4- Caso o encaminhamento seja para o EMAESM (psicologia ou psiquiatria), a marcação não ocorre na recepção. O médico da Estratégia Saúde da Família preencherá o formulário;

5- 4- Guarde o seu encaminhamento e espere ser avisado sobre seu agendamento, mantendo seus dados sempre atualizados;

6- Vá ao Centro de Especialidades no dia e horário marcados.

 

Os Centros de Especialidades funcionam de 7h às 17h. Para maiores informações, é possível entrar em contato com a Central de Regulação por meio do telefone (79) 3045-4916 ou com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (79) 99644-3859.