Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão celebra festejos juninos com educação sobre saúde mental e atividades lúdicas

22/06/2023 - 22:05 Atualizado há 3 dias

Os festejos juninos seguem firmes em São Cristóvão e, na manhã desta quinta-feira (22), foi a vez do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão celebrar o São João com usuários e servidores no bairro Lourival Batista. Com o tema “Bem me quer, bem me quero”, foram propostas brincadeiras de cunho educativo sobre saúde mental, intercaladas com sorteios de balaios juninos, entrega de materiais conscientizadores e muitas comidas típicas.

A diversão foi garantida com a pescaria junina. Após passar um tempo determinado tentando pescar os peixinhos de papel colorido com uma vara, os usuários deveriam responder uma pergunta sobre questões de ansiedade e depressão. Em seguida, o correio elegante fez os participantes entregarem os cartões colados na parede com palavras de incentivo à saúde mental para os presenteados escolhidos.

No decorrer da manhã, os balaios juninos com cestas básicas foram sorteados. Também foi distribuído um material educativo com um termômetro para identificar níveis de ansiedade, seguida por uma ação informativa com a equipe do projeto “Melhor em Casa”, que visa facilitar o atendimento da população do município levando atenção básica à saúde aos domicílios dos moradores.

A usuária Neilde da Cunha foi uma das sorteadas com o balaio e se surpreendeu com a sorte de receber o presente. “Estou gostando muito da festa e já tem dois anos que sou paciente da fisioterapia aqui no Centro”, conta.

À direita, a usuária Neilde da Cunha recebendo seu balaio junino

Segundo a psicóloga Hellen Sales, as atividades foram organizadas pela Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM) com o intuito de unir o momento de confraternização com uma proposta educativa de saúde. “Decidimos trabalhar os temas de ansiedade e depressão junto com a comemoração da época junina e começamos a planejar como fazer isso da forma mais dinâmica possível. É uma maneira de aprender sobre essas questões que estão cada vez mais presentes na população, o que conseguimos averiguar através dos nossos atendimentos. Essa é uma forma descontraída e simplificada de aprender sobre os temas”, afirma.

Hellen Sales, psicóloga integrante do EMAESM

Iandra Geovana Dantas, gerente do Centro, reforça a importância de abordar esses temas com os usuários, o que promove uma oportunidade de conhecê-los com mais profundidade: “O objetivo foi abordar temas de extrema importância, como depressão e ansiedade. Para ter a ver com as discussões, planejamos o tema “Bem me quer, bem me quero”, e foi a equipe EMAESM encabeçou toda a ação”.

Iandra Geovana Dantas, gerente do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão

A cuidadora Cátia dos Santos acompanhou a usuária Valdevina Barreto em seu primeiro evento no Centro Especializado e ambas afirmaram se divertir com a festa. “Foi ótimo, bem legal”, celebra Cátia, com gratidão. “Agradeço muito, pois ela se diverte bastante”.

A cuidadora Cátia dos Santos e a usuária Valdevina Barreto

Centro Especializado em Reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação Raimundo Aragão foi inaugurado no bairro Lourival Batista em 2021 e desde então oferece serviços gratuitos de atendimento especializado para as famílias da comunidade. Hoje, são ofertados serviços de neoropedriatria, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, ultrassonografia, nutrição, assistência social, endocrinologia e fisioterapia, além de ter atendimento com foco em pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Para ser atendido pelo Centro, é preciso passar por um processo de agendamento. Primeiro, deve ser realizada uma solicitação no posto de saúde, que será encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde. A partir daí, a regulação fará toda a triagem desse paciente. Em seguida, ele é acolhido pelo Centro Especializado.

Fotos: Clara Dias