Centro Comercial do Eduardo Gomes ganha cores com artes contempladas pelo concurso de grafite do 37° FASC

13/12/2022 - 17:01 Atualizado há 22 horas



Nos últimos dias, o centro comercial da região do Eduardo Gomes foi tomado por cores e artes muralistas dos seis artistas contemplados do concurso de grafite do 37° Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). A ação é da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur) e busca estimular a produção artística e criar um legado de murais permanentes em lugares públicos, representando a cultura da Cidade Mãe de Sergipe. 

 

O Chamamento Público Nº 03/2022 selecionou os seis projetos em técnicas de grafite que se inspiraram no aniversário dos 50 anos do FASC e na cultura sancristovense, através dos grupos folclóricos da cidade, personagens da história e da arquitetura. E além da exposição permanente das obras no centro comercial do bairro Eduardo Gomes, os vencedores receberam um prêmio no valor individual de R$ 35 mil. 

 

 

Para Paola Santana, diretora-presidenta da Fumctur, a ideia do edital era mesclar a cultura tradicional do Centro Histórico com a realidade urbana do Eduardo Gomes.

 

“Foram seis artistas que tiveram os seus trabalhos avaliados por uma comissão de seleção e que estão em fase de finalização. Queríamos premiar os artistas do grafite que é uma arte natural do movimento urbano e criar um espaço instagramável e turístico para que as pessoas comecem a frequentar mais a região, já que o centro comercial é um lugar que tem feirinha, café, loja de roupa, dentre outros”, disse. 

 

Paola Santana, diretora-presidenta da Fumctur

 

Artistas contemplados

 

O muralista Egnaldo Correa, conhecido artisticamente ‘Egnaldo Korea’, expressou que a sensação atual é de reconhecimento, principalmente por participar de um projeto importante como o FASC. “Se você perceber muitos preferem fazer a arte da Igreja da praça São Francisco em sua foto atual, mas eu decidi fazer o esboço pensando no esforço do arquiteto em tirar o projeto do papel e ter essa Igreja hoje em pé, além de homenagear figuras como Mestre Rindu, as Caceteiras e o Reisado”, falou. 

 

Arte monocromática por Egnaldo Korea 

 

Egnaldo Koreia, muralista

 

Johny Carlos, que tem o apelido artístico ‘Fky’, está com o mural em processo de construção. Ele revelou que está feliz em ser selecionado dentre os seis contemplados, e elogiou a criação de um edital que valoriza a arte urbana e dá oportunidade aos artistas locais. Sobre sua arte, o grafiteiro contou que o trabalho foi inspirado nas raízes nordestinas, assim como na cultura sergipana. “É um tipo de temática que eu venho desenvolvendo há algum tempo da regionalidade do nosso povo, da musicalidade, gastronomia e da maneira simples de viver”, acrescentou.

 

Raízes por Fky

 

Johny Carlos, artista

 

Outra arte muralista em produção é do artista Diogo Carozo, conhecido como Caruso. Para ele, a criação desses murais irá abrir portas para outros acontecimentos e oportunidades. “Eu utilizei técnicas de grafite e spray com alguns detalhes de pincel, rolinho e outros materiais para formar esse mural que tem inspirações do folclore e da cultura local, e de artistas alternativos que tem visibilidade nacional e até internacional como Julico de The Baggios”, finalizou.

 

Mural artístico por Caruso

 

Diogo Carozo, grafiteiro

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier