Casa das Culturas Populares abre nova exposição com o tema "Santos Juninos"

31/05/2022 - 16:54 Atualizado há 2 dias

Para além dos festejos, os Santos Juninos possuem grande importância para a cultura religiosa e fazem parte da fé sancristovense, presente em nossos costumes e tradições. Pensando nisso, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), está promovendo a 3ª edição da Exposição Santos Juninos. A sua abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (31), na Casa das Culturas Populares.

Para a organizadora da exposição, Sandra Santana, a iniciativa teve sua origem a partir do resgate das tradições religiosas, e que desde então a recepção é bem satisfatória e atrai muitos visitantes. “Temos três santos que trazem um pouco de suas vidas: o São Pedro pescador e referente à fé, o Santo Antônio ligado ao casamento e aos pobres, e o São João pastor que é o que mais veneram quando o assunto são festejos juninos”, explicou.

Sandra Santana, organizadora

Sandra ainda adiciona que este ano, eles optaram em trabalhar a cultura sancristovense na figura de São Pedro. “Nós usamos as conchas e alguns mariscos como o aratu e as cascas de Siri que são alimentos tradicionais daqui e que fazem referência às marisqueiras de São Cristóvão, nós pegamos esse material com elas”, disse.

Imagem de São Pedro

A abertura contou ainda com a benção do pároco da cidade Frei Pedro, que benzeu os três altares montados. Segundo ele, “temos três santos fortes e importantes que deram origem a essas festividades, a devoção do povo foi sustentando e fazendo com que essa festa crescesse e tomasse uma grande proporção aqui no Nordeste”.

Frei Pedro

A cultura não pode morrer

O Prefeito Marcos Santana também esteve presente e ressaltou o trabalho da gestão na manutenção da cultura popular sancristovense, comprometendo-se com essa missão até o fim do seu mandato. “A nossa preocupação é com o legado, com o que poderá ser cessado com a nossa ausência, mas na medida  que a sociedade incorpora esses costumes, nós estamos estimulando para os que virão depois de nós continuem fazendo exposições como essa”, concluiu.

O Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

Na opinião da coordenadora da Casa das Culturas Populares, Maria da Glória, a exposição reafirma os elementos devocionais pertencentes a São Cristóvão, principalmente no seu Centro Histórico, organizado em sete igrejas. “A Casa trabalha ciclos tanto como o Natal bem como o São João. Estamos trazendo essa exposição para a comunidade, ainda que esperamos receber visitas de fora, o nosso foco principal é a comunidade sancristovense”, finalizou.

Maria da Glória, coordenadora da Casa das Culturas Populares

A Exposição Santos Juninos ficará disponível até 03 de julho na Casa das Culturas Populares, localizada na Praça São Francisco, e funciona de terça à sábado das 8h às 16h, e aos domingos e feriados das 9h às 13h.