Carcinicultores de São Cristóvão se reúnem para apresentação de resultados do Programa Agronordeste

05/04/2024 - 18:54 Atualizado há 8 horas



Nesta sexta-feira (05) aconteceu no auditório do Museu de Arte Sacra um encontro dos carcinicultores de São Cristóvão. O evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), teve como objetivo a apresentação dos resultados alcançados pelo Programa Agronordeste, uma iniciativa que tem beneficiado 16 produtores locais. Além disso, o encontro serviu como uma oportunidade para atrair mais carcinicultores para esse programa de desenvolvimento. 

 

 

 

Segundo Luiz Nakanishi, analista técnico do Sebrae, o Programa Agronordeste atua em oito cadeias produtivas em todo o estado de Sergipe, sendo uma delas a carcinicultura. Em São Cristóvão, os trabalhos foram iniciados em 2023 e hoje, estão sendo apresentados os resultados adquiridos em termos de ganhos, produtividade e faturamento ao longo de um ano. Além disso, foram apresentadas novas propostas de ação para este ano, renovando e incentivando ainda mais os produtores que já são atendidos, bem como atrair novos produtores ao programa. 

 

 

Luiz Nakanishi, analista técnico do Sebrae

 

 

“O Sebrae atua por meio de consultorias técnicas individuais da propriedade e ações coletivas, visando a melhoria da produtividade, seja pela consultoria individual, seja por capacitações coletivas como oficinas, dias de campo, palestras, enfim, são várias formas de atuação. Tem também as missões que são realizadas para eventos fora, para poder levar os produtores para ter acesso a novas tecnologias, troca de experiências, entre outras interessantes oportunidades. Adicionalmente, temos serviços tecnológicos via Sebraetec”, explica Luiz. 

 

Além destes serviços, o Sebrae trabalha com a parte comercial. Dessa maneira, é passado para os beneficiários sobre o trabalho coletivo, para que eles possam formar associações e cooperativas e, assim, usufruir dos bônus que isso promove. “A grande maioria acaba dependendo, exclusivamente, da comercialização para atravessadores, e o Sebrae quer estar atuando em outras frentes para que possam estar atingindo novos mercados e que tenham uma valorização maior do seu produto e, consequentemente, melhorar seu faturamento, ter um menor custo de produção e melhor qualidade de vida”. 

 

 

 

 

Outra ação iniciada em 2023 em prol dessa classe se trata do censo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS). De acordo com a superintendente da Seagri, Ana Patrícia Farias, o intuito do Censo, que já possui 50% de conclusão, é colher dados sobre a classe e buscar melhorias através de políticas públicas eficazes. 

 

 

Ana Patrícia Farias, superintendente da Seagri

 

 

“Essa cooperação para promover o censo, que é o levantamento de dados dos carcinicultores, aquicultores de forma geral e pescadores, para possamos buscar políticas públicas para melhorar ainda mais a qualidade de vida e a forma de trabalho dessa classe, sem esses dados não é possível alcançar isso, por isso é importante e é preciso ter a compreensão de todos”, destaca Ana. 

 

Elaine de Jesus, diretora de Aquicultura e Pesca do município, essas parcerias estão sendo valiosas para aqueles que trabalham no ramo quanto para o município. “Essas parcerias que a gente vem trazendo para os investidores, que são os carcinicultores está sendo de grande valia, para que eles possam desenvolver um setor sustentável para a cadeia produtiva deles que é o camarão”. 

 

 

Elaine de Jesus, diretora de Aquicultura e Pesca do município

 

 

O programa auxilia os produtores de várias formas e ações, e o resultado já está sendo satisfatório, de acordo com a carcinicultora, Marinalva Santana. “Depois que entrei no programa melhorou bastante minha produção, o custo de criação foi reduzido e a produção aumentou, foi uma boa economia. Além disso, essa assistência traz muito conhecimento, formas interessante de criar os camarões, não só eu tenho essa assistência, meus parceiros também tem e todos aprovam muito, aconselho a todo produtor aderir a esse programa, pois faz total diferença”.  

 

 

Marinalva Santana, carcinicultora 

 

 

Fotos: Heitor Xavier