CAPS Valter Correia realiza ação recreativa em alusão ao Dia Internacional da Saúde Mental

10/10/2023 - 20:42 Atualizado há 2 dias

Na manhã desta terça-feira (10), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia realizou uma ação alusiva ao Dia Internacional da Saúde Mental para seus usuários. O momento de relaxamento e confraternização contou com oferta de auriculoterapia, massagem terapêutica, escalda pés, exercícios de alongamento, aula de zumba e lanche coletivo.

O Dia Internacional da Saúde Mental foi instituído na data 10 de outubro pela Federação Mundial da Saúde em 1992, com o objetivo de chamar a atenção pública para o tema, que para muitos continua a ser negligenciado.

Para celebrá-lo, o CAPS contou com a parceria do Movimento Popular em Saúde (MOPS), que aplicou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com a auriculoterapia, a massagem terapêutica e o escalda pés. Já a aula de zumba e os alongamentos foram ministrados pela profissional de educação física do Centro, Tássia Leal.

Aline Ribeiro, enfermeira do CAPS Valter Correia, conta que o CAPS tem um calendário fixo de datas comemorativas, que inclui Dia das Mães, dos Pais, Setembro Amarelo e, também, o Dia Internacional da Saúde Mental. Por isso, foi programada uma manhã de interatividade para os usuários e seus familiares.

“A programação que fazemos no mês de janeiro contempla essa data, e, ao longo dos meses, fomos aperfeiçoando e tentando perceber como o CAPS estaria preparado para esse momento, quais profissionais poderiam compor o evento, e quais serviços externos poderíamos contar e, assim, no final de setembro, concluímos essa agenda, produzindo essa manhã”, relembra a enfermeira.

Aline Ribeiro, enfermeira do CAPS Valter Correia

A coordenadora de Atenção Psicossocial, Stefanie Vieira, ressalta que o CAPS desenvolve práticas que possam estimular nos usuários outras possibilidades de cuidado em saúde mental, mostrando que os espaços que eles precisam frequentar não são apenas espaços de saúde, apesar de serem fontes de força e de cuidado, mas que é importante para eles terem o despertar no imaginário e na realidade deles de que outras possibilidades de cuidados existem.

“Agradeço a parceria junto com o MOPS, que vem sempre contribuir com nossos eventos, para que os usuários possam entender que cuidar da saúde mental não é apenas o uso de medicação, mas sim desenvolver outras práticas de cuidados para que vão além da medicação. Esse é um momento importante para que eles possam ter outras perspectivas de cuidados e de interação entre si e com suas famílias, mostrando que nós enquanto serviço estamos disponíveis nesse cuidado com eles e no processo de reabilitação e bem estar social”, afirma a coordenadora.

Stefanie Vieira, coordenadora de Atenção Psicossocial,

A usuária Joseane Santos recebeu a auriculoterapia e a massagem terapêutica. Para ela, foi uma maravilha. “Foi ótimo, já tenho problema nos pés e acertaram em como me ajudar. Adorei, aproveitei bastante”, conta.

Joseane Santos, usuária do CAPS Valter Correia

Maria Aparecida Souza, usuária e participante da ação, teve sua expectativa positiva atingida. “Eu faço parte do CAPS e aqui é tudo de bom. Tudo de bom aqui tem: enfermeira, psicóloga, professora de atividade física. Eu só tenho a agradecer àqueles que me acolheram".

Maria Aparecida Souza, usuária do CAPS Valter Correia

Fotos: Heitor Xavier