CAPS Valter Correia leva usuários para passeio cultural no município de Laranjeiras

22/03/2024 - 15:10 Atualizado há 2 dias

Na última quarta-feira (20), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia levou seus usuários para um passeio cultural no município de Laranjeiras. A ação teve como objetivo a territorialização e ressocialização dos pacientes, fortalecendo o cuidado com a saúde mental em liberdade.

O roteiro contou com pontos turísticos culturais e de fé, como museus; a Casa do Artesão; as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba e Matriz Sagrado Coração de Jesus; o campus da Universidade Federal de Sergipe, incluindo o Jardim do Campus. Visitaram também o Centro Histórico e Comercial, a Secretaria de Cultura, o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe e a Casa do Folclore.

Grupo de usuários em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba

Segundo a gerente do CAPS Valter Correia, Edjane Mendes, junto a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, o centro oferece ações como essa em sua prática diária, considerando a diversidade de ofertas de atenção dentro e fora de seu espaço.

“Diante das distintas manifestações, incluímos no projeto terapêutico ações que vão orientar e proporcionar ao usuário um tratamento singular e integral, oferecido por uma equipe multidisciplinar com um modelo de cuidado em liberdade e humanizado. O passeio de hoje tem esta proposta de acompanhar e fomentar a autonomia em ações em que eles sintam ser e estar no mundo, contrariando a lógica manicomial que pune e isola. Reconhecemos e asseguramos, deste modo, os direitos de pessoas que sofrem com transtornos mentais”, defende a gerente.

Edjane Mendes, gerente do CAPS Valter Correia

Planejar e executar ações de territorialização e ressocialização para os pacientes da Atenção Psicossocial em Saúde é um processo que engloba um conjunto de estratégias para aumentar as oportunidades de troca de recursos, afetos e aspectos culturais. Por isso, levar os pacientes do CAPS a outros espaços, usando o território como parte das atividades externas, é uma prática terapêutica efetiva, porque é no espaço onde estão esses recursos de ressocialização, sobretudo pessoas, trabalhadores, familiares e a comunidade.

Para Luciene Matos, servidora do CAPS, o passeio foi uma oportunidade para conhecer outra cidade: “Este tipo de atividade é importante e eles gostam muito. Como técnica de enfermagem, este acompanhamento é muito valioso”.

O destino do passeio foi votado em assembleia como escolha da maioria dos usuários, como conta seu representante João Santana. “Fomos escutados e atendidos. Somos 27 usuários hoje aqui, mais os servidores. Conheci hoje várias Igrejas, a história e a cidade, que é muito bonita”, comemora.

Como usuária, Angélica Dias se sente feliz por sair da rotina e conhecer o mundo e as pessoas ao seu redor. “Nunca tinha vindo a Laranjeiras. Gostei muito, até fiz compras no mercado do artesão”, relata.

Fotos: Edjane Mendes