CAPS Valter Correia celebra Natal com usuários e colaboradores

15/12/2023 - 18:36 Atualizado há 7 horas



Com os festejos de fim de ano chegando, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia reuniu usuários e colaboradores para celebrar sua festa de Natal nesta sexta-feira (15). Com a casa cheia, a festa contou com café da manhã, coral natalino, sorteio de cestas e brindes, amigo secreto, apresentação teatral e muita alegria.

 

Encenação o nascimento de Jesus por usuários do CAPS Valter Correia

 

A celebração foi iniciada por palavras de agradecimento de toda a equipe do CAPS, seguida por uma performance do nascimento de Jesus feita pelos usuários. Em seguida, a cordelista sancristovense Alda Cruz, de 94 anos, recitou um cordel feito especialmente para os membros do Centro, resumindo em detalhes poéticos todas as experiências que a artista observou ao longo de seus contatos com o espaço e seus participantes.

 

Cordelista Alda Cruz recitanto seu cordel feito para o CAPS Valter Correia

 

Para Edjane Mendes, gerente do CAPS Valter Correia, o local estava em momento de festa para celebrar a vida e o novo ciclo para os usuários, que confeccionaram toda a decoração artesanalmente, com árvores, prendas e enfeites das mesas. 

 

Parte da decoração feita pelos usuários

 

“Foi uma construção coletiva de usuários e familiares. Tivemos o prazer de ter o Idesa aqui também, encerrando o curso de luminárias com entrega de certificado. Queremos mostrar que a saúde mental não é só o CAPS, mas está em todo o território. Trabalhamos com essa visão de territorialidade”, conta a gerente.

 

Edjane Mendes, gerente do CAPS Valter Correia

 

Como mencionado por Edjane, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Socioambiental (Idesa) tem uma parceria com a prefeitura de São Cristóvão e alguns usuários do CAPS se uniram ao seu Projeto Abraçando Vidas durante o ano. Na ocasião, esses usuários, que atenderam ao curso de criação de luminárias, receberam seus certificados e puderam mostrar o resultado de seus trabalhos.

 

Luminárias feitas por usuários do CAPS Valter Correia

 

Leônia Silva, coordenadora do Projeto Abraçando Vidas do Idesa Brasil, conta que a parceria com a prefeitura foi feita para a interação com os usuários do CAPS, levando em conta a importância das atividades para a saúde mental e o incentivo à criatividade. 

 

“Essa é uma parceria que já temos há dois anos, não só na parte de artesanato, mas também com cursos de capacitação. Sempre estamos empoderando mulheres, com o trabalho de empreendedorismo feminino, capacitando os jovens da nossa comunidade, Tijuquinha, e dando oportunidades a pessoas que já realizam trabalhos lá, como o professor Giovani, que ministrou o curso das luminárias”, explica Leônia.

 

Leônia Silva, coordenadora do Projeto Abraçando Vidas do Idesa Brasil

 

A coordenadora da Atenção Psicossocial de São Cristóvão, Stefanie Vieira, pontua que essas atividades reforçam cada vez mais o empoderamento e a importância da participação não apenas dos usuários, mas dos trabalhadores, das famílias e da comunidade. 

 

“Hoje percebemos que todos os eventos do CAPS tem um número maior de participantes, não apenas de usuários. Então esse é um momento de renovação, uma festa natalina em que eles vem produzindo todo o material, todas as lembrancinhas, nas oficinas durante o ano. É um momento em que agradecemos a participação, a confiança no nosso trabalho, e celebramos a vida, o empoderamento e a importância das temáticas de saúde mental aqui no CAPS”, ressalta a coordenadora.

 

Stefanie Vieira, coordenadora da Atenção Psicossocial de São Cristóvão

 

Para animar ainda mais a manhã, o psiquiatra Erick Oliveira apresentou o coral dos usuários do CAPS, em ritmo de samba, engajando todos os presentes a cantar e dançar junto. 

 

O usuário Sebastião da Silva, amante da música, emocionou ao reafirmar que o CAPS é sua segunda casa: “Foi aqui que eu consegui algumas ferramentas para hoje estar sóbrio. Eu bebi durante 37 anos. Fui profissional na área de saúde, motorista, e perdi muitos empregos por causa do alcoolismo, assim como perdi a primeira esposa. Hoje, graças a Deus, com a ajuda dos profissionais e médicos, estou sóbrio há cinco anos e é gratificante estar aqui comemorando e participando desta grande festa”.

 

Sebastião da Silva, usuário do CAPS Valter Correia

 

Vânia Silveira Linhares, outra usuária do CAPS Valter Correia, também se animou a cada atração da festa e fez questão de registrar sua gratidão. “É muito bom estar comemorando o Natal aqui hoje. A equipe do CAPS está de parabéns!”, comemora a usuária.

 

Vânia Silveira Linhares, usuária do CAPS Valter Correia

 

Fotos: Dani Santos