CAPS I Valter Correia realiza festa junina com seus usuários e servidores

21/06/2023 - 18:12 Atualizado há 1 hora

Nesta quarta-feira, 21, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I Valter Correia realizou uma festa junina com usuários e servidores em sua sede. O evento contou com comidas típicas, cortejo, sorteios, brincadeiras de adivinhação e brindes decorativos confeccionados pelos próprios usuários.

O festejo foi iniciado pelo cortejo ao casamento matuto, em que os participantes acompanharam os noivos ao desfilarem em uma carroça pelas ruas em frente ao CAPS. Na volta, os usuários foram contemplados com três sorteios do balaio, recheados de comidas típicas. Além disso, houve distribuição de comidas típicas, bebidas e brindes. Entre os comes e bebes, atividades recreativas como jogos de adivinhação, de completar a música e danças foram propostas para animar e estimular os usuários.

Cortejo ao casamento matuto

Edjane Mendes, gerente do CAPS I Valter Correia, conta que os brindes e prendas foram feitos junto com os usuários em oficinas coletivas de educação, arte e saúde e grupos terapêuticos. É uma atividade lúdica e terapêutica, que visa resgatar no usuário a inclusão social, a autonomia e a liberdade, proporcionando um momento de identificação com a cultura local. “A gente tenta inserir a comunidade. A gente faz a atividade interna, mas o nosso objetivo é extra muro, para que a comunidade veja as pessoas com transtornos mentais como cidadãs”, afirma.

Edjane Mendes, gerente do CAPS I Valter Correia

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são responsáveis por fortalecer vínculos comunitários e familiares, garantir inclusão social, promover cidadania, resgatar a autoestima de seus usuários e promover a troca de experiências e reflexões. Dessa forma, oficinas e festas fortalecem seus princípios e seu atendimento.

Usuário do CAPS, Edvaldo Cardoso foi o noivo no casamento matuto e, para ele, foi muito bom ter uma participação ativa na construção do evento. “A festa foi muito boa, bonita e animada”, comemorou.

Edvaldo Cardoso, usuário do CAPS I Valter Correia

Já Luciene dos Santos, também usuária, foi ao CAPS para uma consulta médica e acabou se surpreendendo não só com a festa, mas com o sorteio em que foi ganhadora. Com o balaio cheio de delícias nas mãos, Luciene celebra: “Foi divertido! Me diverti bastante, não sabia da festa antes, mas adorei participar”.

Luciene dos Santos, usuária do CAPS I Valter Correia, entre as servidoras do CAPS com seu balaio recém recebido

Vânia Linhares, outra usuária assídua do CAPS I Valter correia, brilhou na pista de dança, aproveitou todas as etapas da festa e parabenizou a equipe organizadora por elaborar o evento. “É muito bom e muito importante comemorar o São João aqui no CAPS. A diretora, os usuários e todos os funcionários do CAPS e da prefeitura estão de parabéns. Eu gosto muito das festas do CAPS, sempre participo, e o que mais gosto em festas juninas são o mugunzá, o arroz doce e o milho. Amo! Muito obrigada a todos”, agradece Vânia.

Vânia Linhares, usuária do CAPS I Valter Correia

Fotos: Heitor Xavier