CAPS de São Cristóvão realiza ação de ressocialização e lazer para pacientes na Bica dos Pintos

28/04/2023 - 18:43 Atualizado há 4 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza mensalmente atividades de ressocialização e lazer para os pacientes dos centros, promovendo a conexão com momentos de diversão ao redor da cidade. Nesta sexta-feira, 28, o CAPS II João Bebe Água levou um grupo de pacientes para se refrescar na Bica dos Pintos, atual Parque Natural Aloízio Fontes dos Santos, localizado no bairro Lourival Batista.

O principal objetivo da visita foi promover a integração, socialização e exploração do território, fatores essenciais para o processo de autonomia dos usuários. Além do banho na Bica, a ação contou com atividade física guiada por um educador utilizando os instrumentos da academia presente no parque.

A coordenadora do CAPS, Maria Edna Silva Santos, explica que o centro costuma realizar passeios mensais para pontos turísticos da escolha dos pacientes, e eles escolheram a Bica dos Pintos porque souberam que foi reformada e queriam conhecer. “Esse é o momento de explorar o território deles e trazer esse momento de lazer, algo que é dentro do espaço que eles podem explorar sem a presença dos profissionais do CAPS”, ressalta.

Maria Edna Silva Santos, coordenadora do CAPS II João Bebe Água

Diversão e distração para os pacientes

Ângela Maria, paciente do CAPS e moradora da região, esteve pela primeira vez na Bica dos Pintos e gostou muito do passeio. “Com certeza é muito importante ter esses momentos para relaxar e se divertir”, afirma.

Ângela Maria, paciente do CAPS

Já Marta Guimarães, também paciente do CAPS, conheceu o ponto turístico antes da reforma e estava animada em ver como o espaço tinha ficado. “O banho foi muito bom e eu gosto de sempre participar das atividades de lá do CAPS”, conta.

Marta Guimarães, paciente do CAPS

Outro paciente que aproveitou o passeio foi Ronaldo Batista Júnior: “Eu gostei bastante! A água estava geladinha, como sempre, e foi bom sair de casa para distrair. Já participei de outras ações, mas é a primeira vez que tomo banho aqui”.

Ronaldo Batista Júnior, paciente do CAPS

Fotos: Heitor Xavier