Campanha Antirrábica 2023: São Cristóvão imuniza cães e gatos no primeiro dia de vacinação

10/11/2023 - 20:59 Atualizado há 16 horas



Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) iniciou a Campanha Antirrábica 2023, com pontos de vacinação para cães e gatos no Rosa Elze e no Centro Histórico da Cidade Mãe. A imunização contra a raiva será itinerante e acontecerá nas sextas-feiras e sábados, das 8h às 16h, até o dia 02 de dezembro. 

 

Para que seu pet seja vacinado, é só levá-lo a um dos pontos de vacinação  e segurá-lo enquanto o ACE aplica a dose. Para isso, o animal deve ter ao menos três meses de vida. É recomendado levar os cães na coleira e os gatos na caixa de transporte, acompanhados de um tutor adulto, portando o cartão de vacinação. Caso o bichinho ainda não possua o cartão, não tem problema, os agentes podem fazer um novo no momento da vacina.

 

 

A coordenadora de Vigilância Ambiental da SMS, Daniella Fraga, explica que a vacinação antirrábica é a medida mais eficaz para prevenir a propagação da doença, resguardando a saúde dos animais e sendo essencial para evitar a transmissão aos seres humanos, o que reduz o risco de uma epidemia e contribui para a construção de comunidades mais seguras.

 

“A imunização regular, conforme orientação veterinária, é fundamental, especialmente em regiões onde a raiva é endêmica. Mesmo animais que vivem predominantemente dentro de casa devem ser vacinados, uma vez que a exposição ocasional a animais selvagens ou potencialmente infectados pode ocorrer. Ao garantir que nossos amigos de quatro patas estejam devidamente vacinados, estamos promovendo a saúde e o bem-estar de toda a comunidade”, afirma Daniella.

 

Daniella Fraga, coordenadora de Vigilância Ambiental da SMS

 

A partir do dia 13 de novembro, os Agentes de Combate às Endemias (ACE)  também levarão a vacina em domicílio para povoados da zona rural no município. Essa estratégia continuará até que toda a região seja protegida.

 

 

Comunidade protegida

 

Márcia Maria dos Santos, Agente de Combate às Endemias, estava a postos para vacinar cães e gatos na Bica dos Pintos e contou que a vacinação contra a raiva é hoje anual por conta dos baixos índices da doença, mas, quando houve aumento de contaminação, ela já foi semestral. A diminuição do número de casos está diretamente relacionada à importância da imunização.

 

“Como somos ativos no trabalho de combate à raiva, constantemente, com a visita às comunidades, já informamos as datas e os dias que vamos vacinar e isso ajuda a conscientizar a população que é necessário trazer os animais para a vacinação”, ressalta a ACE.

 

Márcia Maria dos Santos, Agente de Combate às Endemias

 

Railde Hilda foi uma das moradoras que não perdeu a oportunidade de proteger sua gatinha Mel e a todos à sua volta. A tutora adotou a gata depois de um episódio de depressão e, desde então, elas vivem sempre juntas. “Tem que vacinar para não ter raiva, para caso morder alguém não ter nenhum problema. Eu trago ela para vacinar todas as vezes que tem campanha”, reforça, com carinho.

 

Railde Hilda e sua gatinha Mel

 

Outro morador que garantiu a imunização de seus pets foi Jorge Neri, que levou cachorro e gato para serem vacinados. “É muito importante protegê-los contra as doenças e nos proteger também. O bicho estando vacinado, se chegar nos morder, também estamos protegidos”, defende Jorge.

 

Jorge Neri segurando seu gatinho para ser vacinado pelo Agente de Combate às Endemias

 

O agente Vanderlei dos Reis também esteve ativo no combate à raiva, no ponto em frente à UBS Dr. Raimundo Aragão e realça a necessidade da proteção: “A vacinação antirrábica é rotineira, tem todos os anos, e não é à toa. Precisamos proteger os animais e os humanos. Assim, não há risco de contaminação”.

 

Vanderlei dos Reis, Agente de Combate às Endemias

 

 

Uma doença perigosa

 

A Campanha Antirrábica acontece todos os anos para prevenir a raiva, doença viral perigosa que afeta o sistema nervoso central e pode ser rapidamente fatal, tanto para animais quanto para seres humanos. Por isso, é essencial realizar a vacinação dos animais domésticos.

 

A doença atinge mamíferos, incluindo cães e gatos, sendo transmitida principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente através de mordidas, lambidas e arranhões. Seus principais transmissores são animais silvestres, como raposas, morcegos e macacos, que podem contaminar animais domésticos e humanos de maneira acidental. 

 

Os sintomas mais comuns da raiva são a salivação excessiva, agressividade, tristeza, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

 

Caso haja uma possível exposição ao vírus rábico, seja por mordida, lambida ou arranhão causado por um animal, é necessário lavar a localidade imediatamente com água corrente e sabão em abundância e procurar assistência médica, para aplicação de vacina e soro antirrábico.

 

 

 

Confira todas as datas e locais de vacinação:

 

 

10 e 11/11

 

Centro Histórico:

 

Alto da Divineia (Ao lado da UBS Dr. Raimundo Aragão)

Bica dos Pintos

Em frente à creche EMEF Maria José  Pinto Fontes.

 

 

Grande Rosa Elze:

 

 

 

Praça Horácio Souza Lima (Praça do Rosa Elze)

Rua 1 (próximo à Avenida Chesf)

Associação João de Barro (Jardim Universitário).

 

 

 

 

17 e 18/11

 

 

Centro Histórico:

 

Estacionamento da Fábrica Intergriffes

Praça Nossa Senhora Aparecida (depois da Escola Estadual Padre Gaspar Lourenço - Apicum)

Em frente a EMEF Dr. Lourival Baptista, no bairro Romualdo Prado

 

 

Eduardo Gomes:

 

Facilita São Cristóvão

Final de Linha

Praça da Igreja Nossa Senhora do Loreto

 

 

24 e 25/11

 

Centro Histórico:

 

Praça da Matriz

Praça João Ferreira dos Reis

Bar Barcurau

 

 

Grande Rosa Elze:

 

Igreja Nossa Senhora das Graças (Tijuquinha)

Conjunto dos Policiais (em frente à UBS Bruno Kaique, Madre Paulina)

Travessa F, próxima à Associação de Moradores.

 

 

01 e 02/12

 

Centro Histórico:

 

Alto da Colina (em Frente à Arena Esportiva)

Campo do Loteamento Lauro Rocha

Associação de Moradores do Loteamento Lauro Rocha.

 

 

Grande Rosa Elze:

 

Centro de Treinamento Sindical Rural – Centresir (FETASE), bairro Rosa Maria

Rua Alan Silva, bairro Rosa Maria

Praça Marisa Letícia Lula da Silva, bairro Luiz Alves

 

 

Fotos: Heitor Xavier