Biblioteca Pública Prof. Luiz Alberto celebra oito anos de fundação

24/03/2022 - 15:30 Atualizado há 1 dia

Com intuito de celebrar os oito anos de instalação da Biblioteca Pública Prof. Luiz Alberto, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), realizou na última quarta-feira (23) uma tarde repleta de atividades voltadas para a população da cidade. A celebração foi marcada pela participação do grupo de teatro de fantoches “Anjos Azuis”, da Guarda Municipal de Aracaju, recital poético com Maria Glória, e apresentação do projeto Gelateca Itinerante.

O evento que também marcou as celebrações pelo Dia Mundial do Livro, foi prestigiado pelos alunos da EMEF Martinho Bravo, que aprovaram a tarde interativa. Para a diretora da escola, Suely Lucas Melo, o espaço da biblioteca é fundamental tanto para os alunos, quanto para toda a comunidade do município, sobretudo aqueles que residem no Rosa Elze, bairro onde a biblioteca está instalada desde 2019.

Suely Lucas Melo, diretora da EMEF Martinho Bravo

“Temos uma parceria com a biblioteca desde o primeiro dia que ela foi instalada aqui. Nossos alunos a utilizam não só nos momentos como esse, porque ela é um espaço de ampliação do aprendizado, então o que eles não conseguem fazer na escola eles fazem aqui no momento de lazer. É importantíssima não só para escola, mas para toda a comunidade porque abre um leque de curiosidades para todas essas crianças que precisam tanto da educação e da leitura para crescer e melhorar de vida intelectualmente falando”, apontou a diretora.

José Hunaldo esteve no evento acompanhado da esposa Ana Mônica e da filha Ana Louise

As atividades de comemoração foram abertas para toda a população, e quem não perdeu a oportunidade foi o professor José Hunaldo Lima, que aproveitou para levar a sua filha, Aila Louise para assistir às apresentações culturais. Ele também destacou o importante papel da Biblioteca Prof. Luiz Alberto. “Desde a infância até a adolescência é importante se aproximar cada vez mais da biblioteca, para que possam ler mais, ter maiores conhecimentos, e neste caso, que foram atividades lúdicas, poder interagir com os colegas e ter uma maior sociabilidade com as pessoas participantes”, avaliou o professor.

História e serviços

Instalada inicialmente no bairro Eduardo Gomes, a Biblioteca Pública Prof. Luiz Alberto passou a funcionar em 2019 no Rosa Elze, com intuito de atender um maior público. O novo espaço, além de ser mais amplo, possui acessibilidade, área para eventos culturais, espaços individuais de leitura e melhor localização. O espaço conta com acervo, entre livros, gibis e revistas, de todas as áreas do conhecimento, e funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 17 horas.

Rafaela Pereira, coordenadora das bibliotecas

“Esse é um ambiente que está de portas abertas para receber toda a comunidade. Temos um acervo muito bom, tanto para adultos, quanto para crianças, além do serviço de disponibilização dos livros por empréstimo. Nosso principal objetivo é que a população abrace cada vez mais a biblioteca”, destacou Rafaela Pereira, coordenadora das bibliotecas de São Cristóvão.