Biblioteca Municipal Profº Luiz Alberto celebra 10 anos de atividades culturais e educativas

28/03/2024 - 21:07 Atualizado há 1 dia



Localizada no bairro Rosa Elze, a Biblioteca Municipal Profº Luiz Alberto comemorou seus 10 anos de existência em São Cristóvão. Para marcar esta data, foram realizadas várias atividades lúdicas e educativas, incluindo a apresentação da peça “A Culpa é Sua!” pela companhia de teatro Aurora, na noite da última quarta-feira (27). 

 

 

 

 

 

Conhecida por sua qualidade acolhedora, a biblioteca é um espaço importante na comunidade, onde todos os moradores podem utilizar para estudo, pesquisa e atividades literárias. Além disso, é mantida uma parceria significativa com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Rede Municipal de Ensino, proporcionando acesso a ações educativas, a exemplo de oficinas de circo, oficinas de fantoches, oficina de teatro e outras atividades que são frequentemente realizadas no espaço. 

 

 

 

 

 

O aniversário de 10 anos da biblioteca destaca sua contribuição para a promoção da cultura, educação e inclusão social na cidade. De acordo com a coordenadora da biblioteca, Edvalda Santana, o espaço traz inspiração e exploração do conhecimento e da criatividade de todos aqueles presentes no ambiente. 

 

 

 

 

“Hoje está sendo uma data muito importante para gente, estamos completando 10 anos de história com uma carga muito alegre, comprometida com a população, com a educação e cultura. Aqui acontecem várias atividades lúdicas e educativas mensalmente, ou seja, um ambiente acolhedor e multiplicador do conhecimento. Estamos felizes com as atividades que realizamos hoje em alusão aos 10 anos, a tarde tivemos oficina, hoje a noite está sendo a apresentação de teatro, com bons números de visitantes”, destaca Edvlada. 

 

 

Edvalda Santana, coordenadora da biblioteca 

 

 

A coordenadora partilhou a importância da parceria com a universidade e com a Rede de Ensino do município, mas reforça que a biblioteca é um espaço disponível para toda a comunidade. “O grupo Aurora é da Universidade Federal de Sergipe, e a Prefeitura tem essa importante parceria com a universidade, onde realizamos várias atividades para os alunos do município e também para todo o público, portanto, recebemos alunos da rede, mas é um espaço para toda a comunidade daqui”. 

 

O diretor da companhia de teatro, Isaac Jean,  destaca a alegria de fazer parte desta comemoração. “Fazer parte disso é extremamente gratificante, o teatro comunica muitas mensagens, desde o entretenimento até a crítica social o teatro está presente. E como a gente está numa biblioteca, isso ganha ainda mais significado por a gente estar perto da literatura. A gente que brinca com dramaturgia e literatura, dar vida à literatura no palco, é algo muito interessante. E fazer com que o público enxergue isso e tenha acesso de qualidade”. 

 

 

Isaac Jean, diretor da companhia de teatro Aurora 

 

 

“A Culpa Sua!” é uma peça que homenageia as convenções teatrais de Shakespeare, mas ela se passa no futuro. São feitas brincadeiras com essas convenções, com a tragédia, com a comédia, com o romance  inalcançável  dentro de um cenário mais retro futurista. “É a história de um casal que quer comemorar o aniversário de casamento, mas as coisas não dão muito certo no processo até chegar o momento de uma super tragédia”, compartilha Isaac. 

 

 

 

 

Público 

 

“É um espaço de fundamental importância para uma comunidade, é onde podemos encontrar documentos, livros que façam referência a ela e em material físico, já que hoje estamos limitado à materiais digitais. É um equipamento de estímulos educativos essenciais para qualquer faixa etária, onde todos possam ter esse acesso ao conhecimento, ao hábito de leitura, de pesquisa, enfim, de culturas. Investir em espaços como esse, é investir em educação e desenvolvimento”, afirma Bruno de Almeida, estudante. 

 

 

Bruno de Almeida

 

 

“Vim prestigiar um amigo em sua apresentação, é a primeira vez que entro nessa biblioteca e gostei do seu ambiente. Eu acho de suma importância a presença de uma biblioteca municipal onde todos podem ter acesso à literatura, acesso a outros materiais acadêmicos, isso ajuda na evolução do ser humano, tanto na sua vida acadêmica, quanto na sua vida pessoal”, disse Valdemar Santos, estudante. 

 

 

Valdemar Santos


Fotos: Dani Santos