AgitaSão Cristóvão: Secretarias de Saúde, Educação e Esporte e Lazer reúnem população para caminhada coletiva no Centro Histórico do município

23/09/2023 - 15:23 Atualizado há 3 dias

Na tarde de sexta-feira (22), a praça São Francisco foi palco para energia dos sancristovenses sendo liberada em exercícios físicos e muita alegria na concentração para uma caminhada com a comunidade. O evento AgitaSão Cristóvão, realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Esporte e Lazer, reuniu alunos das Academias da Saúde e aulas do Incentivo à Atividade Física (IAF), profissionais da educação física e o público geral para celebrar o corpo, a saúde e o cuidado com a população.

Na ocasião, foram oferecidos serviços em saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, testes rápidos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, como auriculoterapia. Além disso, houve um aulão de Ginástica na Praça, oficina de capoeira e a partida para a caminhada pelo Centro Histórico de São Cristóvão.

A iniciativa teve o objetivo de fazer um chamamento público para a atenção à importância da prática de atividade física como bom hábito para saúde e apresentar as possibilidades de acompanhamento com profissionais de educação física vinculados ao município.

Bárbara Pitanga, referência técnica em Educação Física da Secretaria Municipal de Saúde, explica que a ideia da caminhada surgiu em uma das reuniões da equipe de profissionais de educação física que participam do IAF e, a partir disso, foi feito o convite para as Secretarias de Educação e Esporte e Lazer, que abraçaram a ideia, entendendo que é preciso mobilizar as três áreas para atingir o objetivo do incentivo à educação física.

“A nossa ideia é fazer um chamamento público para que as pessoas se atentem à importância da prática da atividade física, assim como deixar claro para a população que a Prefeitura Municipal de São Cristóvão promove atividade física em todas as Unidades Básicas de Saúde. As escolas públicas municipais têm aulas de educação física e a Secretaria de Esporte e Lazer é atuante na área de esportes no município. Acabamos de encerrar os Jogos Municipais Escolares pela primeira vez. Então, a saúde se mobiliza pela saúde”, ressalta Bárbara.

O evento também reuniu estudantes das escolas da região. Ary Lúcio, conhecido como Professor Ary, diretor da Escola Estadual São Cristóvão, defende a importância da presença de seus alunos no AgitaSão Cristóvão para incentivá-los à prática de esportes: “É preciso observar não somente a regularidade de estar praticando atividade física para que eles virar atletas, mas, principalmente, cuidar da saúde”.

Professor Ary, diretor da Escola Estadual São Cristóvão

O Secretário de Esporte e Lazer de São Cristóvão, Klewerton Siqueira, destacou que a parceria entre secretarias para a manutenção da prática de atividade física é essencial para alcançar o público em diversas frentes e incentivá-lo. Além de estar presente, Klewerton ainda aproveitou a oferta de vacinação para atualizar suas imunizações.

“Essa é mais uma oportunidade, porque aqui você tem mobilização de pessoas. Aqui, estamos trazendo pessoas dentro dos nossos cantos da cidade. Além fazer atividade física e fazer essa promoção com a AgitaSão Cristóvão, ainda há a promoção de outras atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde do Município”, ressalta.

Klewerton Siqueira, Secretário de Esporte e Lazer de São Cristóvão

Incentivo à Atividade Física

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão tem feito um trabalho de implantação de atividade física gratuita em todas as áreas do município, com acompanhamento de educadores físicos, visando a melhoria da saúde e mobilidade da população. Atualmente, com aulas nas Academias da Saúde, grupos de apoio e o IAF, são cerca de 430 usuários assistidos semanalmente, e esse número está em constante crescimento.

Para William Araújo, professor de educação física dos povoados Rita Cacete, Colônia, Pedreira, Kaippe e do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (COPEMCAN), o AgitaSão Cristóvão é um lampejo de motivação para população da Cidade Mãe mergulhar na atividade física e participar mais dessas ações no dia a dia.

“As pessoas que ainda estão sedentárias em atividades podem procurar a nossa equipe para fazermos aulas, uma mobilização para atrair mais pessoas para a importância da atividade física”, indica o professor.

William Araújo, professor de educação física

Luana Gama é aluna da turma atividade física no povoado Várzea Grande há pouco mais de uma semana e animou-se em participar da caminhada. “A gente tava precisando, antes eu não estava sabendo, mas a atividade física está sendo muito boa, principalmente pela saúde”, afirma.

Luana Gama, aluna da turma atividade física no povoado Várzea Grande

A aluna Maria Lúcia Souza da Silva, moradora do povoado Tijuquinha, sentiu muita alegria em participar do AgitaSão Cristóvão e participa das aulas de educação física há três meses. “É muita felicidade, muita saúde, tudo de bom. Tirou o comodismo, ajuda nossa memória a funcionar melhor, nosso organismo a funcionar melhor”, comemora.

Maria Lúcia Souza da Silva, moradora do povoado Tijuquinha

Ana Maria Ferreira, aluna e moradora do bairro Madre Paulina, faz atividade física com o IAF desde o início da turma e, para ela, é muito bom estar participando de eventos como o AgitaSão Cristóvão. “Foi a melhor coisa que a Prefeitura desenvolveu para os idosos, para nós que precisamos de movimento. O corpo não pode parar, a gente tem que ter movimento, e é muito importante ter o apoio da Prefeitura no que precisarmos de saúde. E saúde significa caminhar, fazer exercício físico, aferir pressão arterial e ter atendimento médico”.

Ana Maria Ferreira, aluna e moradora do bairro Madre Paulina

Fotos: Heitor Xavier e Clara Dias