Ação intersetorial de prevenção e promoção à saúde da mulher e do homem leva exames para moradores da zona rural de São Cristóvão

22/03/2024 - 17:10 Atualizado há 20 horas

Nesta sexta-feira (22), o povoado Pedreiras, em São Cristóvão, recebeu uma ação intersetorial de prevenção e promoção à saúde da mulher e do homem, levando exames e atendimentos para a comunidade local. O evento - promovido em parceria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SE) e as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho  (SEMDET) e Assistência Social (SEMAS) - aconteceu ao lado da UBS Maria Alice Freire, utilizando a unidade móvel do Senar e o apoio da UBS.

Josenito Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, conta que a ação partiu da Sala do Produtor Rural, que faz parte da SEMDET, e o principal objetivo foi a orientação e promoção à saúde para as mulheres e os homens do campo, principalmente os agricultores familiares da Cidade Mãe. “É uma parceria intersecretarial desenvolvendo trabalhos para melhorar a vida do homem do campo”, destaca.

Josenito Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão

Pelo Senar Saúde, foram realizados exames PSA (Antígeno Prostático Específico) para homens e citopatológicos para mulheres. Esses exames são direcionados para detectar câncer de próstata e câncer de colo do útero, respectivamente. Por meio da Secretaria de Saúde e da Unidade Básica de Saúde, foram ofertados também testes rápidos para sífilis, hepatite e HIV, testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

A coordenadora de Saúde da Mulher do município, Maria Helena Andrade, reforça a importância de levar a ação para o território, ressaltando que o PSA é um exame que costuma precisar de agendamento para ser realizado. “Foi escolhida uma Unidade Básica de Saúde da zona rural pela questão do acesso para essas pessoas que estão trabalhando diretamente no rio e no campo, o que sem dúvida alguma é importante”, pontua.

Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher de São Cristóvão

Mércia Freitas, supervisora regional do Senar, explica que o Senar Saúde é um programa voltado para a saúde tanto do homem quanto da mulher, trazendo, entre outras, palestras voltadas para a prevenção do câncer de colo do útero e câncer de mama para as mulheres e do câncer de pênis e de próstata para os homens.

“Trazemos também exames de lâmina e de próstata, no qual recolhemos o sangue do homem para fazer as primeiras análises. Se esses homens apresentarem alguma divergência nas suas células, eles serão encaminhados ao urologista para fazer o exame de toque e finalizar a investigação e ver se ele realmente tem câncer de próstata”, relata a supervisora.

Mércia Freitas, supervisora regional do Senar

No evento, ainda foram propostas atividades culturais para os pacientes à espera dos exames. Convidadas pela Secretaria de Assistência Social, as mulheres do "Rita por Elas", grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS São Cristóvão, fizeram uma apresentação de maracatu. Já o núcleo de Educação em Saúde da SMS levou ludicidade e afeto com a apresentação de Ewertton Nunes, que animou o público com dinâmicas e canções.

Para Vanilza Siqueira, moradora da região, cuidar da saúde é muito importante quando se é mulher, por isso foi aproveitar os exames realizados no evento para se prevenir. “Levando em conta as doenças que vemos por aí, é bom a gente se cuidar. Estou achando legal que tenham trazido a ação para nossa região, porque assim não precisamos nos deslocar para outras unidades, fazendo aqui é melhor”, afirma.

Vanilza Siqueira, moradora da região

Sílvio Freire, usuário da UBS Maria Alice Freire, ressalta a necessidade de sempre se prevenir contra doenças, uma vez que podem ser tratadas quando descobertas rapidamente. “Costumo fazer meus exames todo ano”, defende, lembrando que os homens também precisam se conscientizar e cuidar de sua saúde.

Sílvio Freire, usuário da UBS Maria Alice Freire

Fotos: Clara Dias