Abertura do São João da Tradição é marcada por muita animação no Centro Histórico

17/06/2023 - 18:12 Atualizado há 1 dia

A primeira noite da edição 2023 do São João da Tradição, realizada na última sexta-feira (16), foi marcada por muita animação e muito forró. Tendo como principal objetivo incentivar a comemoração tradicional junina e familiar sancristovense, apoiando artistas do município e de Sergipe, o evento teve a aprovação do público que foi à Estação Ferroviária do Centro Histórico e não arredou o pé até o último minuto da festa.

Representando as bandas da Cidade Mãe, Os Manos do Forró foram os responáveis por abrir os festejos neste ano. Luciano Gomes, vocalista que está há 15 anos na banda, destacou a importância de valorizar os artistas da terra. “Esse já é nosso quarto ano participando do evento e só temos a agradecer o convite e essa estrutura que foi preparada neste ano. Hoje é uma das melhores festas do município e nós temos a honra de participar desse evento maravilhoso”.

Os Manos do Forró

Em seguida, foi a vez de Dudu Moral subir ao palco e animar o público com seu repertório eclético com hits do passado e atuais. O cantor também elogiou o evento e o fato da Prefeitura valorizar os artistas locais. “São Cristóvão é uma das poucas cidades que valorizam os artistas da terra. Que bom que existe esse pensamento e tomara que permaneça assim. A Prefeitura está de parabéns por mais um ano realizando esse evento”.

Dudu Moral

Logo após, Zé Tramela manteve a animação do público e Alma Gêmea encerrou a primeira noite do São João da Tradição com seus grandes sucessos que fizeram os sancristovenses e visitantes dançarem mesmo embaixo de chuva.

Zé Tramela

Alma Gêmea

Quem estava aproveitando do início ao fim do evento foi o casal Josefina Santana e Erinaldo Santos. Eles elogiaram a estrutura da festa e garantiram que retornariam para curtir mais uma noite. “São João é a melhor época do ano. E aqui tá tudo perfeito e com muita segurança”, destacou Josefina. “No sábado viremos novamente. Está tudo maravilhoso. O prefeito está de parabéns pela festa”, declarou Erinaldo.

Josefina Santana e Erinaldo Santos

Presenças

Na abertura da festa, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou que a festa tem como um dos objetivos a promoção de cultura e lazer para os sancristovenses, já que, além dos eventos centralizados na Estação Ferroviária e no Eduardo Gomes também apoia 36 arraiás espalhados pelos bairros e povoados da cidade. Além disso, ele também enfatizou que o município prioriza os artistas locais nos eventos. “Nós priorizamos os artistas da terra, dando oportunidade de eles se apresentarem no nosso São João, mesclando com alguns de fora. É uma forma de valorizar quem é da terra, o forró tradicional, por isso também apoiamos os arraiás nos bairros e povoados, para que todos possam aproveitar um pouco essa época do ano”.

Também presente no evento, o senador Rogério Carvalho elogiou a Prefeitura de São Cristóvão pela realização dos festejos juninos. “Esse momento é muito importante porque as pessoas esperam o ano inteiro para se divertir um pouco no São João. Vim prestigiar hoje e também quero vir nos festejos no mês de julho, no Eduardo Gomes. Parabéns ao prefeito Marcos e a toda administração por essa festa linda”.

Senador Rogério Carvalho; presidenta da Fumctur, Paola Santana; e o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

O deputado estadual Paulo Júnior também prestigiou a abertura da festa e destacou que o evento é "muito importante no calendário cultural da cidade de São Cristóvão, pois movimenta a economia, gera renda e empregabilidade aqui pra o nosso povo, sem contar que oferece as famílias de São Cristóvão um momento de lazer e de alegria para nesse espaço curtir as atrações que a prefeitura colocou na programação do São João Tradição daqui da sede e no mês de julho no Eduardo Gomes", apontou.

Deputado Estadual Paulo Júnior

Também estiveram no local os vereadores: Irmão Gibson, Rafael do Sucatão, Marcus Lázaro, Italo Macário, Edson Pereira e Thiago Corrêa.

Comércio

Ao promover o evento, a Prefeitura de São Cristóvão contribui para economia criativa, beneficiando os ambulantes previamente credenciados para venda de comidas e bebidas, além de todo o comércio local que se prepara para a festa. São nestes espaços que comerciantes como Marcela Batista tem a oportunidade de garantir uma renda extra neste período do ano. “Essa é uma oportunidade única para nós comerciantes do município e espero que isso cresça cada vez mais”, declarou.

Marcela Batista, comerciante

Quem também aproveitou para vender seus produtos foi Weslaine Travassos Santos, comerciante do ramo de bebidas. “Essa é minha primeira vez aqui e tô achando ótimo. A expectativa é que as vendas sejam muito boas para que possa fazer uma renda extra”, comentou.

Weslaine Travassos, comerciante

Realização

O São João da Tradição é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e conta com o apoio do Banco do Nordeste, SE - Sistema Engenharia, e do Governo Federal.

Programação

A programação do São João da Tradição continua neste sábado (17), a partir das 20h. Confira!

20h - Banda Cidade Mãe

22h - Fogo na Saia