Abertura do Festival do Camarão reúne grande público e gera renda para empreendedores de São Cristóvão 

12/08/2023 - 17:58 Atualizado há 16 horas



Desenvolvimento econômico, turismo, gastronomia e arte em um só lugar. Assim foi a abertura da 1ª edição do Festival do Camarão de São Cristóvão, que teve início ontem (11) e segue até este sábado (12), na Praça São Francisco, Centro Histórico da cidade. O evento reuniu apoiadores, personalidades políticas, profissionais da área da culinária e do turismo, além de um grande público apreciador dos pratos feitos à base de camarão.



São Cristóvão é o terceiro maior produtor de camarão de Sergipe, com 600 mil kg de produzidos em 2022, fazendo com que mais de 10 milhões de reais circulassem na economia da cidade. Os carcinicultores do município, em sua maioria, são pequenos produtores, que, através do Festival poderão ter um novo estímulo para continuar fortalecendo o seu trabalho. 

 



 

Na abertura do evento, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou esse fator, enfatizando que a ideia é consolidar o evento para que ele faça parte do calendário turístico municipal. “São Cristóvão é conhecida pela sua arquitetura, seus patrimônios, seu turismo religioso e também por sua gastronomia, porque aqui são produzidos itens como a queijada, o bricelet e a moqueca de folha. Queremos que seja assim também com o camarão. Nossa ideia é consolidar o Festival como um evento do nosso calendário turístico, chamando a atenção para que aqueles que produzem o camarão sejam ainda mais estimulados, fazendo com que tenhamos ainda mais destaque neste setor e assim conseguir atrair visitantes à cidade. Queremos transformar São Cristóvão em uma cidade criativa para a gastronomia que nela se produz”,  afirmou o gestor.

 


Marcos Santana, prefeito

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, reforçou a fala do prefeito, destacando a importância do Festival para a Cidade Mãe de Sergipe. “Esse não é apenas um festival gastronômico. Ele envolve toda a cadeia produtiva do camarão. Estamos entre os três maiores produtores do Estado e nós queremos fomentar os negócios na cidade através desse crustáceo. Por isso, nada melhor do que um festival como esse que é composto por gastronomia, feira de artesanato, apresentações culturais, rodadas de negócios, e muitas outras coisas, ou seja, mexe com muita gente, gerando emprego e renda em nosso município”, apontou. 

 


Josenito Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico

 

De acordo com a diretora-presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Paola Santana, o Festival já fazia parte do plano da gestão há alguns anos, porém, sua execução precisou ser adiada por conta da pandemia da Covid-19. Com a consolidação desta primeira edição, a ideia, segundo ela, é promover mais eventos que contemplem outros setores produtivos. “O evento está sendo um sucesso de público e a gente espera que seja apenas o primeiro de muitos. Nossa intenção é fazer outros trazendo também a participação de marisqueiras, porque o marisco tem uma cadeia maior de produção, já que, além da gastronomia, também é possível trabalhar com o artesanato a partir das cascas. A ideia é que o Festival se consolide e permaneça, e se depender do resultado de hoje ele está mais que consolidado”, enfatizou. 

 

Restaurantes



Durante os dois dias de Festival, o público presente pode apreciar os pratos que possuem o camarão como ingrediente principal. Ao todo, oito restaurantes de São Cristóvão estão participando do evento. Além de comercializar os seus produtos, eles também irão disputar o Prêmio Paramopama, que irá  premiar o melhor prato do evento neste sábado (12). 



Uma das juradas do concurso é a chef Kátia Barbosa, que nesta sexta, além de avaliar os itens dos restaurantes, também foi a responsável por ministrar uma aula show para o público presente. Ela aproveitou o momento para enfatizar a relevância do Festival. “Sendo o primeiro evento deste tipo, e em um lugar como São Cristóvão, eu não poderia perder. É super importante que esse tipo de evento se perpetue e nós temos que estar aqui para apoiar, ajudar e divulgar”, declarou.

 


Kátia Barbosa, Chef de cozinha

 

Com os pratos “Marroquino de São Francisco” e o “Creme de Abóbora de Santa Dulce”, o Restaurante Vila Barroca foi um dos expositores do Festival. Para o proprietário e chef, Álvaro Lima, poder ter a oportunidade de participar de um evento como este é algo incrível. “Um festival como esse é muito importante, porque ele movimenta a cidade e os restaurantes passam a ser mais conhecidos. Com essas aulas show também conseguimos enriquecer ainda mais nosso conhecimento sobre a gastronomia, além de fazer a troca de experiência com os outros restaurantes da cidade e ampliar nosso público”.


Álvaro Lima, chef e proprietário do Vila Barroca

 

Já o Restaurante Lar Azul apostou nas massas e no creme de aspargos com camarão para conquistar os novos clientes e os chefs que farão a avaliação dos pratos. Para Graciele Batista, proprietária do estabelecimento, participar do primeiro evento neste formato é enriquecedor. “Me sinto lisonjeada em participar do evento e me emociona ter algo assim na cidade. São Cristóvão era uma cidade dormitório e está passando por uma transformação. Cada vez mais vejo a prefeitura buscar iniciativas para tornar o município autossustentável e isso nos motiva muito a continuar empreendendo. Fico feliz em participar dessa primeira edição do Festival e espero que isso perdure, não só nessa gestão, mas que fique como algo permanente na cidade”.

 

Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Sergipe, Bruno Dórea, destacou que o Festival do Camarão possui grande potencial no que diz respeito ao fomento da economia e crescimento dos empreendimentos locais. “Parabenizo a Prefeitura e a todos que fazem o Festival porque iniciativas como esta são importantíssimas para economia. Ele agrega desde o pequeno produtor de camarão até a cadeia magnífica da gastronomia. Os restaurantes, como parte disto, possuem um potencial enorme na geração de emprego, e a gente está vendo isso aqui hoje”.

 

 

Parceiros

 

Para realização do Festival, a Prefeitura contou com a participação de importantes parceiros que se somaram à iniciativa. O evento teve apoio do Senac, UFS, RR Conect, Água São Cristóvão, e patrocínio do SEBRAE, Banco do Nordeste e Governo Federal.

 

Representando o Governo Federal, o Chefe da Ass. Parlamentar e Federativa da Secretaria-Geral da Presidência, Valadares Filho, parabenizou a Prefeitura, reforçando que o “prefeito Marcos Santana tem demonstrado muita criatividade em fazer movimentar a economia em São Cristóvão, encontrando vários caminhos para isso. Esse evento fortalece toda uma cadeia produtiva, demonstrando o compromisso da gestão com o desenvolvimento do município”. 


Chefe da Ass. Parlamentar e Federativa da Secretaria-Geral da Presidência, Valadares Filho

 

Patrocinador do Festival, o Banco do Nordeste esteve presente no evento com um stand. O superintendente do BNB em Sergipe, Antônio César de Santana, compartilhou a satisfação em fazer parte do projeto. “O BNB tem sido um grande apoiador da carcinicultura, investindo quase R$ 10 milhões no Estado nos últimos três anos. Vejo que com esse potencial que São Cristóvão desponta, sendo o terceiro maior produtor do Estado, faz com que o BNB acredite na iniciativa. Acredito que esse será o primeiro de muitos e parabenizo a todos os envolvidos”. 

 


Superintendente do BNB em Sergipe, Antônio César de Santana

 

Segundo o diretor regional adjunto do Senac, Manoel Real, a parceria com a Prefeitura tem sido fortalecida cada vez mais, e em eventos deste porte, é fundamental a participação da instituição da qual faz parte. “O Senac já vem mantendo há algum tempo a parceria com a Prefeitura e nesse primeiro Festival estamos com um stand para mostrar os cursos que promovemos, principalmente aqueles ligados à gastronomia. Esse evento é de suma importância para o desenvolvimento local, porque é um trabalho que é fortalecido com os pequenos produtores,  e isso gera renda, e consequentemente uma melhor qualidade de vida para todos”.


Diretor regional adjunto do Senac, Manoel Real

 

Visitantes

 

Moradora de Aracaju, a nutricionista Alexandra Souza aprovou o evento. “Eu gosto muito da cidade e gosto de novidades, e esse é um evento pioneiro. Então me inscrevi para participar da cozinha show para participar e vim me deliciar com os pratos. Esse é um incentivo muito grande para a gastronomia e sem dúvidas estarei aqui nos próximos ".

 


Alexandra Souza, nutricionista

 

Quem também elogiou o evento foi a guia de turismo Tia Lu, também da capital sergipana. “Parabenizo a Prefeitura pelo evento, porque está movimentando a economia e o turismo na cidade, e é muito bom ver isso. Já vi aqui vários pratos com o crustáceo que todo mundo ama e a expectativa é que esse evento permaneça por mais edições”.

 


Tia Lu, guia de turismo

 

Presenças

 

O deputado estadual Paulo Júnior esteve presente no primeiro dia do Festival e reforçou que “esse é um evento que serve para apresentar ao povo sergipano o potencial turístico, cultural e gastronômico que nossa cidade possui. Sem dúvidas ele ficará marcado no calendário de eventos do nosso Estado”. 

 

Também estiveram presentes os vereadores Edvaldinho Cabeleireiro, Italo Macário, Marcus Lázaro, Thiago Correa, Irmão Gibson, Edson Pereira e Rafael do Sucatão. 



Artesanato e Música

 

Além dos restaurantes com os melhores pratos feitos com camarão, o público ainda pode apreciar os itens da Feira São Criativos e as apresentações musicais de Jayana Ramos e Avexenela. 



Programação de sábado 

 

Neste sábado a programação continua! 

 

16h: Abertura

 

16h30: Cozinha Show 

 

20h: Show com Mirele Rodrigues

 

21h30: Apresentação com Brasões do Forró

 

Fotos: Dani Santos