Abertura da ‘Mostra Arte de Toda Gente - Bossa Criativa’ é realizada em São Cristóvão

27/08/2022 - 16:10 Atualizado há 4 dias



Começou na tarde da última quinta-feira (25), mais uma edição da ‘Mostra Arte de Toda Gente - Bossa Criativa’, em São Cristóvão. O evento é promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Prefeitura Municipal, e acontece até o sábado (27), com debates, apresentações culturais, vivências e outras atividades. 

 

A gerente de produção do projeto, Mariana Pietrobon, explica que o objetivo do Bossa Criativa é aproximar as pessoas de patrimônios culturais da humanidade reconhecidos pela Unesco no Brasil, estimulando o público a conhecê-los por meio de atividades e eventos, com a promoção da acessibilidade e da inclusão.

 

 

Ela detalha que a execução do projeto ocorre em nove cidades do país consideradas patrimônio pela UNESCO, sendo elas: São Cristóvão (SE); Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro); São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul).

 

"Estamos realizando essas ações aqui na cidade, valorizando a cultura local, levando isso para nossas redes, apresentando os patrimônios, as danças e comidas típicas, para valorizar e dar visibilidade para isso. Nosso objetivo é que a cidade mostre quais são os seus potenciais e quais são suas grandes riquezas para que a gente realize o evento a partir disso, do que a comunidade necessita, e trazendo importantes debates durante esses três dias", detalha. 

 

Gerente de produção do projeto, Mariana Pietrobon

 

Na abertura oficial do evento, o prefeito Marcos Santana falou sobre a importância de eventos como esse acontecerem no município. "Ficamos muito satisfeitos por São Cristóvão poder acolher um evento como esse que traz debates sobre a cultura popular, porque é isso que o nosso povo traz em seu DNA.  Esta é uma cidade que vive de cultura, um verdadeiro cenário da discussão e do fazer cultural no estado de Sergipe. Vamos continuar trabalhando para que a gente nunca corra o risco de que esses fazeres e saberes sejam esquecidos”, declara. 

 



 

Seminário de culturas populares 



Uma das atividades que integram a Mostra é o Seminário de Culturas Populares. Segundo a diretora de Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Elma Santos, o Seminário já existia enquanto ação promovida pela Prefeitura, mas este ano foi incluído junto à programação da Mostra no mês do folclore. 

 

"Durante esses três dias nós estaremos promovendo diálogos pertinentes sobre a cultura, por meio de rodas de conversas, palestras e cursos. Teremos cursos sobre salvaguarda de patrimônio, roda de conversa sobre o forró, por exemplo, então, São atividades voltadas para Cultura popular onde a gente faz debates e atividades de formação com os brincantes, estudantes e pesquisadores da Cultura popular sergipana e de São Cristóvão", informa a diretora. 



Na tarde da quinta-feira, a programação do seminário contou com o mesa sobre "A Era da Tecnologia Fortalecendo as Tradições”, com o prefeito Marcos Santana, Ézio Déda, Lindolfo Amaral e mediação de Cristina de Almeida. Em seguida, foi realizado o curso “Saúde, Conhecimento e Medicina Popular”, com Roberto dos Santos, Julianna Salgado e Maria de Fátima. E o encerramento da programação do dia ficou por conta da Feira São Criativos, na Praça São Francisco, com apresentações das Caceteiras, Pífano de Pife, Bob Lelis e a Rural do Forró. 

 


 

Programação

 

Dia 26 de Agosto (Sexta)

09h00 - Mesa 02: “Diversidade Cultural, Respeito e Tolerância às Representações Culturais”, no Auditório do Paço Municipal, com Juracy Junior, Rosângela Rocha, Wexyza Ferreira, Flávia Lopes e mediação de Jonathan Rodrigues.

 

11h00 - Roda de Conversa: “Estudo da Origem Nordestina do Forró - Patrimônio Cultural da Humanidade”, no auditório do Paço Municipal, com Lucas Campelo, Morena Freitas, Jailson do Acordeon e mediação de Paulo Correia. 

 

14h00 - Curso 02: “Formas de Valorização e Salva-Guarda do Patrimônio Vivo (Lei Municipal dos Mestres)”, no Auditório do Paço Municipal, com Mestre Madalena, Paola Santana e Renata Silva de Oliveira.

 

16h00 - Feira São Criativos, na Praça São Francisco, com atrações culturais como Chegança da AMI, Lucas Campelo e Jaque Barroso.

 

Dia 27 de Agosto (Sábado)

09h00 - Vivência na Ilha Grande. 

 

16h00 - Feira São Criativos, na Praça São Francisco, com atrações culturais como Rebecca Melo, Reisado da Paz e Afoxé Di Preto.

 

Fotos: Dani Santos