Propostas contempladas pela Lei Paulo Gustavo celebram o Dia do Circo em São Cristóvão

27/03/2024 - 22:51 Atualizado há 6 horas

Dois eventos marcaram as celebrações do Dia do Circo em São Cristóvão, nesta quarta-feira (27). Contemplados pela Lei Paulo Gustavo no eixo Artes Cênicas, o espetáculo “Palhaça, eu?”, de Julia Caianara, foi apresentado para crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco da Costa Batista nos períodos da manhã e da tarde, enquanto a Oficina de Circo, ministrada pelas artistas circenses Maria José e Natália Menezes, fez a alegria de crianças e adolescentes do Rosa Elze na Biblioteca Municipal Prof. Luiz Alberto no turno da tarde.

O Dia do Circo é celebrado no Brasil no dia 27 de março como uma homenagem à arte circense, que se estabeleceu no país no século XIX e se tornou uma arte tradicional. A data foi escolhida por celebrar o aniversário do palhaço Abelardo Silva, conhecido como Piolin, que teve reconhecimento na década de 1920 e se destacou como um dos palhaços mais famosos do Brasil.

Espetáculo “Palhaça, eu?”

O espetáculo proposto e encenado por Julia Caianara conta a história de uma palhaça que não quer ser palhaça, não aceita sua identidade, pois todos ao seu redor riem dela. Fugindo de sua vocação, ela se aventura por outras áreas artísticas ao tentar ser bailarina, acrobata, malabarista, equilibrista, apresentando números engraçados, que fazem a criançada cair na gargalhada. Depois de percorrer uma jornada de autoaceitação, ela abraça quem realmente é e se afirma como palhaça, divertindo toda a plateia.

Julia Caianara, artista proponente do projeto, conta que a Lei Paulo Gustavo foi uma oportunidade para tirar o espetáculo que tinha escrito da gaveta e realizá-lo com foco em apresentá-lo na rede pública de ensino, por acreditar que a arte do circo também educa e traz ludicidade, cultura e lazer para as crianças.

“Nada melhor do que a alegria do circo e da arte para trazer o bem estar a crianças da periferia, que nem sempre têm acesso a esse tipo de atividade. Eu me senti na responsabilidade de apresentar esse espetáculo para as crianças do município, porque também moro aqui em  São Cristóvão, e achei que seria um ótimo público. Eles foram muito receptivos nas apresentações e a escola foi muito acolhedora”, destaca.

Julia Caianara, criadora do espetáculo "Palhaça, eu?"

Além da artista, o projeto contou com o trabalho e o talento dos músicos Fernanda Araújo e Alessandro Valverde, do assistente de produção Marcos Vinícius Assis e da designer gráfica Milena Araújo.

A professora Maria José Coelho, que é contadora de histórias e trabalha há 21 anos na rede de ensino do município, acompanhou os estudantes para ver a apresentação e reforça que a escola é um espaço pronto para receber de braços abertos as pessoas que levam alegria e projetos pedagógicos para seus alunos.

“Trazer o circo para a escola é aguçar na criança o brincar, entrar no mundo da fantasia, é dançar, pular, é trabalhar todas as formas cognitivas, trazendo alegria para a criança. Toda criança adora estar no mundo da fantasia, do palhaço, adora brincadeiras”, aponta a professora.

Maria José Coelho, professora da EMEF Francisco da Costa Batista

Oficina de Circo

As circenses Maria José e Natália Menezes propuseram uma tarde de atividades para estudantes da rede pública e para moradores da comunidade do Rosa Elze, com foco em apresentar brincadeiras tradicionais, como pula elástico, malabarismo, mímica, e a construção de brinquedos com materiais recicláveis, tudo isso através da ludicidade das artes circenses.

“Começamos com uma apresentação de Natália Menezes e depois fizemos a oficina mostrando esses brinquedos através do circo. Colocamos elástico, que antigamente fazíamos com câmera de ar, bolas de malabares com bolas de assopro cheias de arroz que compramos mais barato por estar fora da validade. Também fizemos uma reciclagem de bambolês e trouxemos para os participantes enfeitar”, explica a artista Maria José, autora do projeto.

Maria José, ministrante da Oficina de Circo

Yasmin Vitória, estudante da EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo, afirma ter gostado muito da atividade: “Achei uma criatividade por parte delas, gostei muito e achei muito divertido. A gente se distraiu e o passeio foi muito bom. Aprendi a fazer as bolas de malabarismo e a decorar bambolês”.

Yasmin Vitória, estudante da EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo

Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), selecionou e aprovou 86 projetos artísticos e culturais em 2023, que receberam apoio financeiro pela Lei Paulo Gustavo, incluindo o espetáculo “Palhaça, eu?” e a Oficina de Circo.

Os recursos providos pela LPG foram repassados em janeiro de 2024, o que possibilitou a produção e execução dos projetos, além da contratação da mão de obra e materiais, fortalecendo a promoção da cultura local, beneficiando outras áreas com as contrapartidas desses projetos, como, por exemplo, a educação, que tem recebido diversos espaços criativos, pedagógicos e interdisciplinares com oficinas, espetáculos e apresentações culturais.

Fotos: Clara Dias e Inácio Prado