Procissão do Fogaréu acontecerá nesta quinta-feira em São Cristóvão

27/03/2024 - 14:08 Atualizado há 4 horas



A Procissão do Fogaréu será realizada em São Cristóvão nesta quinta-feira (28), marcando as celebrações da Semana Santa. Um dos mais importantes eventos religiosos do estado, a procissão será antecedida por uma missa celebrada às 18h, na Igreja Nossa Sra. da Vitória, na Praça da Matriz. Após a missa, às 20h, cerca de 250 homens percorrerão as ruas do Centro Histórico em uma procissão iluminada por tochas.

 

O percurso passará pelas praças do Carmo e São Francisco e, durante a passagem dos fiéis, serão encenados atos da Paixão de Cristo, incluindo a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição de Cristo e a condenação de Jesus. 

 

 

Promovido de forma independente, o evento é realizado por uma comissão conhecida como G12, um grupo formado por homens, que encenam os momentos predecessores à crucificação de Jesus. A Prefeitura de São Cristóvão mantém o compromisso com o fortalecimento dos eventos tradicionais da cidade, que é um conhecido polo de turismo religioso, e oferece apoio logístico, estrutura e divulgação. 

 

Além disso, a gestão municipal auxilia com a disponibilização de recursos como sonorização, iluminação, os tablados utilizados no cenário da encenação, geradores e estrutura para o isolamento do trajeto da encenação, contribuindo para manter viva a tradição do evento.

 

A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos franciscanos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular ocorria ininterruptamente. Entre 2019 e 2022, no entanto, a organização do evento foi suspensa, por conta da pandemia da covid-19 e retomada no ano passado. 

 

 

Fotos: Heitor Xavier