Prefeitura realiza terceira audiência pública sobre a Lei Aldir Blanc II de forma virtual

22/04/2024 - 17:03 Atualizado há 5 horas



Na manhã desta segunda-feira (22) foi realizada a terceira e última audiência pública para orientar a população sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Na ocasião, foram sanadas dúvidas a respeito das diretrizes e o que estabelece a lei, além de discutir sobre as sugestões dos fazedores da cultura registradas através da consulta pública. O momento ficará gravado para ser assistido outras vezes no perfil oficial da Prefeitura de São Cristóvão no YouTube. 

 

A lei que é mais conhecida como Aldir Blanc II destinou à Cidade Mãe de Sergipe um valor de R$686 mil que serão investidos no município no que diz respeito ao fomento cultural, à manutenção de espaços culturais, e pensando em um continuidade dessas ações. Esse repasse seguirá por mais cinco anos.

 

 

 

 

A escolha de ser feita na modalidade virtual foi pensado em expandir mais o público, principalmente aqueles que por alguma dificuldade não tiveram condições de estar presentes nas últimas duas audiências que foram realizadas no Centro Histórico e no bairro Rosa Elze. A diretora de Arte e Cultura da cidade, Elma Santos, reforça que a audiência de hoje ficará registrada para que possa ser consultada outras vezes, caso for necessário. 

 

“Mais uma vez foi aberto para perguntas, temos todo esse trabalho e preocupação de esclarecer o que diz a lei e duas diretrizes, além disso, discutir com o público-alvo como estamos planejando a execução da lei no município. Desta vez, o encontro foi com um esboço mais aberto, pois colocamos em discussão o que recebemos pelos profissionais da cultura através da consulta pública, que é a opinião deles e o interesse de fazer o direcionamento das áreas, saber quais são essas áreas, o número de pessoas em determinada arte, cultura, entre os demais departamentos”, esclarece Elma. 

 

 

Elma Santos, diretora de Arte e Cultura

 

 

As audiências e a chamada pública foram os primeiros passos do processo, após essas iniciativas serão elaborados os editais que estão divididos em: Credenciamento de pareceristas; Premiação para mestres e mestras da cultura; Fomento à ações e atividades culturais; e Fomentar pontos de culturas. As inscrições serão feitas pelo Mapa Municipal de Cultura. 

 

“Estamos desenvolvendo o nosso Mapa Cultural, onde vai constar todos os nossos editais da PNAB, editais que serão lançados pelo município, credenciamento para produtores de cultura de São Cristóvão, bem como de outras cidades do estado, mas para além disso, temos o objetivo de mapear que são nossos profissionais da cultura e suas áreas de atuação”, explica Elma. 

 

Os interessados que desejarem assistir à audiência, basta clicar  aqui. 

 

 

Fotos: Heitor Xavier