Prefeitura promove seminário enfatizando a importância da mulher marisqueira na transformação social

08/05/2024 - 22:25 Atualizado há 2 dias

Na manhã da última terça-feira (07), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), promoveu o I Seminário “O papel da mulher marisqueira no processo de transformação social”. O evento foi marcado por reflexões sobre a importância das marisqueiras e por casos inspiradores, como o restaurante das "Filhas do Mangue", localizado no centro histórico da cidade.

Durante o seminário, o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, ressaltou a importância das mulheres marisqueiras na economia local e no desenvolvimento social da comunidade. “Esta é a primeira edição deste seminário,  que visa destacar um caso de sucesso em nosso município, que são as Filhas do Mangue, que atuam em uma atividade, cujo produto é rico em nosso município, e que auxilia na geração de renda, que é algo muito importante. Nós, como poder público, temos o compromisso de estimular a geração de emprego e renda para a população da cidade. E essa atividade vai para além do catado, porque tem a gastronomia, inclusive artesanato, a exemplo do uso das conchas. A nossa ideia aqui é inspirar outras marisqueiras à criatividade e empreendedorismo”, explicou.

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

Conchas em artesanato

A marisqueira Gilvania dos Santos, integrante do projeto das Filhas do Mangue, expressou sua gratidão pelo apoio da gestão municipal. "A Prefeitura tem sido fundamental para nós, marisqueiras do projeto Filhas do Mangue, pois sem eles não estaríamos onde estamos hoje. A luta no mangue é árdua, mas com o apoio que recebemos, estamos conseguindo enfrentar os desafios. Espero que eventos como este seminário incentivem outras marisqueiras a buscar mudanças em suas vidas, pois sei que  juntas e com união, podemos alcançar grandes conquistas. Hoje, conseguimos valorizar nosso trabalho e ser reconhecidas com a nossa história contada através dos pratos que elaboramos. É gratificante ver o reconhecimento do nosso produto e da nossa cultura por parte dos clientes tanto da cidade quanto de fora”, pontuou.

Gilvania dos Santos, marisqueira e empreendedora

Para Maria Edelma da Conceição, marisqueira, o apoio da prefeitura e os eventos promovidos, são fundamentais para o sucesso do projeto Filhas do Mangue e para impulsionar outros profissionais da área. "Trabalhei incansavelmente na maré, criando meus seis filhos. Comecei catando caranguejo manualmente, depois passei a usar ratoeiras. O projeto Filhas do Mangue, com o apoio da prefeitura, é essencial, pois abrange toda São Cristóvão. É uma iniciativa que valoriza nosso trabalho e promove o desenvolvimento de toda a comunidade", afirmou Maria.

Maria Edelma da Conceição, marisqueira

O prefeito Marcos Santana também esteve presente, reconhecendo o empreendedorismo e a contribuição das marisqueiras para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.  "Reconheço o empreendedorismo e a significativa contribuição das marisqueiras para o desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade. Há muito tempo, eu nutro o desejo de valorizar esse segmento, que não só garante a subsistência dessas mulheres do mangue, mas também abastece muitas mesas na cidade e fora dela. Como gestor, vejo como fundamental o papel da prefeitura em gerar emprego, renda e promover a autonomia econômica dos cidadãos. Nossa administração tem trabalhado incansavelmente para apoiar empreendimentos locais, impulsionando o turismo e o desenvolvimento de pequenos negócios”, disse o prefeito.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

A palestra ficou a cargo da professora Dra. Vânia Carvalho Santos, do departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que trouxe análises fundamentadas sobre o tema e reforçou a importância do empreendedorismo feminino. O evento também contou com a apresentação das histórias das marisqueiras e sorteio de brindes.

Vânia Carvalho Santos, professora

Fotos: Heitor Xavier