Museu de Arte Sacra de São Cristóvão comemora aniversário de 50 anos com programação cultural neste sábado (20)

17/04/2024 - 17:24 Atualizado há 3 horas



Neste sábado (20), a partir das 19h, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão (MASSC) celebrará seu aniversário de 50 anos junto ao povo que compartilha sua história. Localizados no centro histórico da Cidade Mãe, o MASSC e a Igreja São Francisco estarão de portas abertas aguardando o público para uma programação especial, unindo religião, cultura e arte.

 

A solenidade será iniciada por uma missa de ação de graças, às 19h, na Igreja São Francisco. Em seguida, as portas do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão estarão abertas para o lançamento da exposição “MASSC 50 anos de história”, às 20h30. Para encerrar as festividades, às 21h, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) saudará a comunidade presente com um concerto comemorativo na capela do museu.

 

 

Fundado em 14 de abril de 1974 por Dom Luciano José Cabral, arcebispo de Aracaju, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão é considerado um dos mais importantes do Brasil e uma das grandes riquezas do município. O espaço se encontra à esquerda do Convento São Francisco, ocupando a ala da antiga Capela da Ordem Terceira de mesmo nome, e abriga cerca de 500 obras dos séculos XVIII ao XX. Esse acervo inclui mobiliário, ourivesaria e imagens provenientes de doações e capelas desativadas. Sua administração é compartilhada entre o poder público e a igreja católica.

 

Para quem pensa em contemplar as obras do MASSC durante a semana, o museu funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada custa R$10,00 e estudantes, idosos e professores têm direito à meia entrada. Os moradores de São Cristóvão que comprovem residência no município têm gratuidade. No momento do evento de comemoração ao aniversário, o museu não cobrará entrada.

 

Fotos: Dani Santos