Lei Paulo Gustavo: São Cristóvão é cenário de gravações do curta "Gisélia", com participação de atriz renomada nacionalmente

27/03/2024 - 18:41 Atualizado há 1 hora



A Cidade Mãe de Sergipe é cenário de um projeto cinematográfico que promete ter divulgação nacional e internacional, levando os monumentos e espaços históricos de São Cristóvão ao mundo. A equipe do filme “Gisélia” está na cidade histórica até o fim desta semana para dar vida a narrativa deste projeto. O elenco conta com artistas sergipanos, além da participação especial de Zezita Matos, uma atriz conhecida nacionalmente por seus trabalhos marcantes no cinema brasileiro, incluindo projetos atuais na Rede Globo. 

 

 

Equipe técnica e alguns atores do curta-metragem

 

 

No ano de 2023, a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), selecionou e aprovou 86 projetos culturais para receberem apoio financeiro pela Lei Paulo Gustavo, dentre eles, o curta-metragem “Gisélia”.  

 

O repasse dos recursos foi finalizado em janeiro de 2024, e possibilitou que a produção cinematográfica avançasse, viabilizando a realização de filmagens, contratação de equipe técnica e demais etapas necessárias para concretização do projeto. 

 

 

 

 

Dedinha Ramos, produtora do filme, expressou sua gratidão por esta oportunidade. “Ser aprovada na Lei Paulo Gustavo ano passado foi uma oportunidade muito grande e principalmente com a equipe que foi formada, pois estamos com profissionais maravilhosos. Até então eu só tinha realizado trabalhos acadêmicos. Por coincidência encontrei com Eudaldo, aqui em São Cristóvão, juntamos nossas ideias e lançamos o projeto. Hoje ele é diretor e roteirista do projeto e eu fiquei com a parte da produção. A equipe é muito competente, tem um histórico espetacular, experiência e profissionalismo indiscutível. Além da equipe técnica ser daqui, nossos atores também são sergipanos e com participação especial de Zezita Matos , que tem nome nacional, que veio para somar conosco esse lindo trabalho”. 

 

 

Dedinha Ramos, produtora do filme

 

 

De acordo com Eudaldo Monção, diretor e roteirista de “Gisélia”, o roteiro foi adaptado para a cidade de São Cristóvão. Ele que já foi morador do bairro Rosa Elze, se profissionalizou pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

 

 

Eudaldo Monção, diretor e roteirista

 

 

“Estou muito satisfeito! Primeiro por  realizar o filme, era algo que estava pronto há muito tempo, só nos faltava essa possibilidade de viabilização que veio através do recurso da Lei Paulo Gustavo. Me formei aqui na universidade, e já tive um filme com meu nome associado à cidade e agora mais uma vez. Hoje eu entendo que esse momento de não ter acontecido antes, assim que a obra ficou pronta, porque era pra ser aqui em São Cristóvão. É o meu primeiro trabalho de ficção e também é um retorno para este lugar, pois sou cria daqui; além de realizar esse trabalho com meus colegas de graduação e com uma atriz que eu sempre quis que participasse, então, estou muito satisfeito e de fato, esse projeto está acontecendo de fato na hora certo, no momento que tinha que ser”. 

 

O filme trata sobre a história de uma personagem que, na maioria das cenas, está em um ambiente doméstico. Ela recebe o sobrinho que viu quando ainda era criança e que precisa do suporte dela, e passam a morar juntos. “É  um desafio gravarmos na cidade, por ser muitas cenas dentro de uma casa, mas as cenas externas decidimos gravar aqui. As cenas dentro da igreja, o percurso dela indo para o trabalho e para a igreja também, entre outras. Trata-se de uma personagem muito religiosa e o sobrinho é um artista, que passou a desenhar a cidade de São Cristóvão, e aqui tem muito o que se inspirar de fato”.

 

 

 

 

O diretor complementa informando que a obra deve estar pronta até o final deste ano e que planeja alta circulação no cenário cinematográfico. “Nossos planos que seja lançado em cinemas, TV, festivais, entre outros meios; e com um nome nacional, com uma experiência maravilhosa como a Zezita Matos, vai contribuir muito com isso. Ela realmente soma batante nosso trabalho, e as possibilidades se ampliam muito mais”. 

 

Além de atriz, Zezita Matos é educadora, e em sua fala abordou a honra de está participando da obra, bem como voltar a cidade de São Cristóvão. “Sinto-me muito feliz com o convite, é um trabalho realizado com grandes artistas daqui do estado e isso é magnífico. Eu venho de fora, mas já me incorporo ao grupo e estou me sentindo muito feliz mesmo, porque voltar a São Cristóvão é sempre limpar os olhos, é ver a história em monumentos antigos que tem aqui e suas belezas. Estou aproveitando essa oportunidade e tomando um banho de cultura”. 

 

 

Zezita Matos, atriz 

 

 

Honra e oportunidade única é sentida e vista por esse momento para Ceomar, ator sergipano. “Recebi esse convite em janeiro, foi uma surpresa, pois estou na fase final do meu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro pela UFS, mas eu não poderia recusar essa proposta. Estar participando desse projeto está sendo uma experiência transformadora para mim, tanto por ser meu primeiro trabalho para o cinema e já estar me encaminhando com pessoas muito experientes, com grandes sucessos, acarreta muitos aprendizados para minha carreira, então, estou muito honrado e agradecido pela oportunidade”. 

 

 

Ceomar, ator 



 

Fotos: Dani Santos