Integrantes do projeto “Vai Turismo” realizam visita técnica em São Cristóvão

23/01/2023 - 14:20 Atualizado há 3 dias



Na última sexta-feira, 20, São Cristóvão recebeu a visita dos representantes dos municípios que integram o “Vai Turismo”, projeto desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Fecomércio Sergipe. A Cidade Mãe de Sergipe foi a primeira de um total de quatro cidades a serem visitadas pelo grupo, e na oportunidade, os visitantes puderam conhecer diversas potencialidades turísticas do município.



A visita técnica teve início na Praça São Francisco, onde o grupo composto por representantes dos municípios de Itabaianinha, Tobias Barreto e Laranjeiras, além dos técnicos da Fecomércio e Senac, foi recepcionado pelo prefeito Marcos Santana. O gestor aproveitou o momento para destacar o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de São Cristóvão para potencializar o turismo na cidade. 

 


Marcos Santana recepcionou o grupo na Praça São Francisco

 

“Nós estamos fazendo um grande esforço para que empresários invistam na implantação de pousadas de charme em São Cristóvão. Hoje nós ainda não temos turistas em nossa cidade, temos visitantes que passam o dia aqui, mas não pernoitam. Outro grande investimento que iremos fazer para fortalecer o turismo é a construção de uma rodovia de 13 km, que vai ligar o Centro Histórico ao aeroporto de Aracaju, encurtando esse caminho entre o turista e a nossa cidade”, informou o prefeito. 



Após saírem da Praça, os visitantes continuaram o roteiro passando por outros pontos do Centro Histórico, a exemplo de museus, igrejas, e os espaços de cultura e arte que fazem parte da Cidade Mãe. A executiva de vendas da Fecomércio, Leide Oliveira, explica que o projeto “Vai Turismo” é voltado para duas vertentes: turismo religioso e o turismo de comércio e negócios. Para ela, “começar esse roteiro em São Cristóvão é simbólico por toda história que a cidade possui. Esse é um projeto que está em fase de construção, mas que já estamos dando grandes passos e temos a confiança que dará certo. A Fecomércio está apoiando junto com a Secretaria de Turismo e envolvendo também as prefeituras para que o projeto se desenvolva ainda mais e para que a gente possa potencializar os quatro municípios que fazem parte do “Vai Turismo” nesse momento”, apontou. 

 


Executiva de vendas da Fecomércio, Leide Oliveira

 

O técnico do eixo de moda do Senac, Altair Santo, destacou que além da parte do turismo religioso, São Cristóvão possui potencial na área em que ele atua. “Nessa primeira visita em São Cristóvão a gente já vê como a cidade é rica com relação a questão religiosa e de que forma a moda vai poder se apropriar desses desses saberes, dessa cultura que é milenar, e isso vai reverberar nos outros municípios. A nossa ideia é trazer uma moda que é feita no nosso estado, nesses municípios em que estamos visitando e potencializar ela para o país e quem sabe até exportar isso”, declarou o técnico.

 


Técnico do eixo de moda do Senac, Altair Santo

Representando o município de Tobias Barreto, o secretário de cultura, Josenilson Bispo, falou sobre iniciar o projeto por São Cristóvão. “A Cidade Mãe de Sergipe possui uma grande importância por toda sua história e beleza arquitetônica. Iniciar o projeto por aqui é algo representativo e importante para conhecermos ainda mais as belezas que ela possui”, apontou.

 


Secretário de cultura de Tobias Barreto, Josenilson Bispo

 

Após passar por São Cristóvão, o grupo deve realizar visitas técnicas em Itabaianinha, no dia 27 de janeiro; Laranjeiras, dia 1º de fevereiro, e Tobias Barreto, dia 8 de fevereiro.

 

Fotos: Dani Santos