Fumctur realiza Oficina de Cantiga do Samba de Coco da Ilha Grande para alunos da Rede Municipal de Ensino

10/04/2024 - 18:10 Atualizado há 23 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), realizou nesta quarta-feira (10) uma Oficina de Cantiga do Samba de Coco da Ilha Grande para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Franco. O evento, que aconteceu na Galeria de Artes Vesta Viana, foi uma contrapartida oferecida pelo grupo da Ilha Grande pelos recursos recebidos no edital da Lei  Paulo Gustavo, no ano passado, como explica o assessor administrativo na Diretoria de Arte e Cultura da Fumctur, Neto Astério. 

 

“O Samba de Coco da Ilha foi contemplado no edital, na categoria Revitalização de Grupos de Cultura Popular. Já foi realizada uma palestra e agora essa atividade com foco na parte musical e dança do samba de coco. O nosso papel é garantir que as atividades sejam realizadas da melhor maneira possível”, pontuou Astério. 

 

 

Neto Astério,  assessor administrativo na Diretoria de Arte e Cultura da Fumctur

 

 

Para Doná Madá, mestre do Samba de Coco da Ilha Grande, a oficina foi uma oportunidade para apresentar a manifestação cultural para a juventude do município. “Me sinto orgulhosa de ensinar as crianças e a quem quiser conhecer o samba de coco. Nós temos que transmitir a cultura, deixar uma herança, um legado para São Cristóvão”, destacou.  

 

Dona Madá, mestre do Samba de Coco da Ilha Grande

 

 

 

Entre os alunos presentes, Bruno Otávio, conta que já conhecia o samba de coco, mas ainda não tinha tido a oportunidade de praticar. “O samba de coco é  algo maravilhoso, que eu descobri há pouco tempo. Foi muito bom estar aqui, dançar e conhecer essa cultura”. 

 

 

Bruno Otávio, estudante 

 

 

Já para Sophia Vitória, o evento foi importante para conhecer a manifestação cultural: “Eu não conhecia o samba de coco ainda e achei muito boa essa experiência de participar da oficina, sair um pouco da escola e ter essa oportunidade única. Quero poder praticar outras vezes”, concluiu Sophia. 

 

 

Sophia Vitória, estudante 

 

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos.