Fumctur promove Mostra Cinema e Direitos Humanos, em parceria com o Governo Federal

15/04/2024 - 17:44 Atualizado há 1 hora



 

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur) realizou na última quinta-feira (11) a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos  na Galeria de Artes Vesta Viana, localizada na Praça da Matriz,  Centro Histórico. O evento, que teve como tema "Vencer o ódio, semear horizontes" foi promovido por meio de uma parceria entre a Fumctur e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), junto ao Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).



Os filmes exibidos na mostra foram: Ribeirinhos do Asfalto;  Adão, Eva e o Fruto Proibido; Nossos Espíritos Seguem Chegando; Me Farei Ouvir;  Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo. As obras são oferecidas pelo Governo Federal para exibição através de parceria e o objetivo é promover uma reflexão sobre questões que envolvem os direitos humanos. A Fumctur, parceira na realização, ficou encarregada de garantir um espaço adequado à exibição do filme e oferecer pipoca, bebidas e lanches para o público presente. 

 

 

 

 

Para o assessor administrativo da Diretoria de Arte e Cultura da Fumtur, Neto Astério, a mostra possibilita a exibição em São Cristóvão de obras que são consideradas de difícil acesso, pois não estão nos cinemas comerciais e geralmente são exibidas apenas nos grandes festivais de cinema. 

 

“Essas obras circularam em grandes festivais brasileiros, não estão disponíveis em streamings e propõem reflexões muito pertinentes à São Cristóvão, uma cidade interiorana, muito afetada pelos centros urbanos, e que traz discussões que interessam à juventude”. 

 

 

Neto Astério, assessor administrativo da Diretoria de Arte e Cultura da Fumtur

 

 

Entre as pessoas que compareceram à mostra estavam alunos da Escola Estadual Paulo Sarasate, que foram convidados a participar do evento, além da população em geral. 

 

Jaqueline Ribeiro, coordenadora da escola destacou a relevância da mostra para a formação dos estudantes:

 

“Os nossos alunos têm pouco acesso ao cinema e é muito interessante a parceria com a Prefeitura para que eles possam aprender de uma forma muito diferenciada, uma maneira atrativa para eles”, pontuou a coordenadora. 

 

 

Jaqueline Ribeiro, coordenadora da escola Paulo Sarasate

 

 

A aluna Lilian Sthefany ressaltou que o evento permitiu unir aprendizado e diversão aos estudantes: “A experiência é boa porque  permite sair um pouco da escola e aprender ao mesmo tempo em que nos divertimos”, contou Lilian. 

 

 

Lilian Sthefany, aluna

 

 

Já Larissa Santos ficou sabendo da Mostra através das redes sociais e como frequentadora do Cine Trianon no Fasc, quis estar presente para prestigiar os filmes: 

 

“Eu vi no Instagram da Prefeitura e sou uma frequentadora assídua do FASC e sempre acompanho o Cine Trianon. E vi que seria uma exibição de cinema nacional e achei uma ótima oportunidade de prestigiar”, concluiu. 

 

 

 

 

A Mostra vai contar com novas edições nos dias 18 e 24 de abril, às 14h, na Galeria Vesta Viana, com os seguintes filmes:




🎬Dia 18

  • Nossa mãe era atriz
  • MäriHi - A Árvore do Sonho
  • Filha Natural
  • Travessia
  • O que pode um corpo?
  • A Poeira dos Pequenos Segredos

 

🎬Dia 24

  • Tesouro Quilombola
  • Mutirão, o filme
  • Cósmica
  • O Pato



 

 

Fotos: Heitor Xavier.