Volta às aulas: inicia essa semana o ano letivo na rede municipal de ensino de São Cristóvão

07/02/2023 - 18:16 Atualizado há 3 dias



 

Começou na última segunda- feira o ano letivo 2023 para os cerca de 8 mil alunos, do 1ºao 9º ano,  nas 30  escolas municipais de São Cristóvão. 

 

A expectativa da comunidade escolar é de uma parceria entre as escolas e as famílias para promover a readaptação dos estudantes, após o período de férias, como destaca a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Frei Fernando, Priscila Almeida de Souza.

 

“A gente espera não somente o cumprimento de metas, mas que todo o trabalho seja desenvolvido buscando encontrar uma qualidade dentro da escola mas que também seja estendida para toda a comunidade, em nível de acolhimento, de aprendizagem, de compartilhamento não somente de informações. Que a vida que existe dentro das escolas e das famílias, se integrem, em uma colaboração conjunta ", ressaltou. 

 

                                                                         Priscila Almeida Souza, coordenadora da escola

 

A coordenadora também explica que o corpo diretivo da instituição  planejou o  ano letivo de uma forma que transcenda a  dimensão apenas de exposição dos conteúdos escolares, com a aplicação de um aprendizado a partir da realidade  da comunidade onde os alunos estão inseridos, para que possam aplicar esse conhecimento na escola e na vida. 

 

A secretária de educação, Deise Barroso, ressaltou o investimento do município,  de mais de 1,8 milhões  para garantir material didático de qualidade para todos os segmentos escolares, formação docente e a  aquisição de equipamentos como o “Ponto ID”, um  relógio de ponto cartográfico, biométrico e facial, que registra a presença dos alunos. A iniciativa tem o objetivo de combater a infrequência escolar. 

 

“Nós estamos perseguindo a consolidação da alfabetização até os sete anos de idade e para os demais, as habilidades que são próprias de cada série. Por conta disso, temos investido em material pedagógico e estruturado para alunos e professores”

 

                                                                                 Deise Barroso, secretária municipal de educação

 

A gestão municipal também ampliou o quadro de docentes. No último concurso 267  foram aprovados. Somente no último dia 31 de janeiro, 15 professores  foram convocados para atuar como substitutos. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação realizou a seleção de trinta novos diretores, escolhidos a partir de critérios como desempenho e mérito.  

 

“Esse ano nós iniciamos com um processo seletivo que elegeu 30 novos gestores. Essa é uma condição para recebimento do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR), do Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ele impõe na sua lei que os diretores sejam empossados por mérito e desempenho. Eles já foram avaliados por mérito durante o ano avaliaremos o desempenho”,  concluiu a secretária. 

 

Para a professora Ana Simone Bispo Santos,  o grande desafio para a comunidade escolar é preparar os alunos para a vida, construindo um modelo de aprendizagem que considere as dificuldades e potencialidades de cada estudante. Para isso, ela destaca a importância  da formação que a Secretaria Municipal de Educação(Semed) realizou para qualificar os professores. “Nós tivemos um apoio da Secretaria de Educação, tivemos formações, e agora estamos na expectativa de aplicar aquilo que nós aprendemos”, explicou. 

 

                                                                                            Ana Simone Santos, professora

 

Para os alunos, o retorno às aulas foi marcado por muita expectativa. Como relatam os estudantes do 2º ano, Davi Augusto Santos e  Aleandra Almeida Santos. “Está sendo muito bom. Eu queria muito voltar às aulas, para quando crescer, ser alguma coisa na vida”, destacou Davi. 

 

                                                                                         Davi Augusto Santos, aluno

 

“Estou gostando  de voltar à escola. Esse ano eu quero aprender muito”, ressaltou Aleandra.

 

 

                                                                                               Aleandra Almeida Santos, aluna

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier.