Visita puerperal: equipes de saúde de São Cristóvão reforçam atendimento às mães

13/01/2021 - 17:20 Atualizado há 5 horas



A visita do puerpério é a continuação do acompanhamento do pré-natal e acontece na casa da mulher na primeira semana após o nascimento do bebê, quer tenha sido parto normal ou cesariana. Em São Cristóvão essa visita faz parte do acompanhamento do pré-natal realizado nas Unidades de Saúde e representa o cuidado da rede pública de saúde com as mães do município, principalmente em tempos de pandemia.

 

 

Teste do pezinho é realizado durante a visita de puerpério

 

Durante a visita, a mãe recebe um kit com contraceptivos, caderneta do recém-nascido e orientações da equipe de saúde da família sobre saúde sexual e reprodutiva, bem como sobre os cuidados com o recém-nascido. A equipe também realiza o teste do pezinho no bebê e orienta a mãe sobre como funciona o corpo da mulher para que ela tome consciência de seu próprio corpo, como é gerada a criança e quais cuidados ela deve ter no puerpério (pós-parto).

 

 

Orientações sobre o corpo feminino durante a visita de puerpério

 

 

“Damos um apoio com orientações dentro da casa da paciente, com todos os recursos que temos em mãos. Mostramos mais uma vez a importância da saúde sexual e reprodutiva, como já fazemos no pré-natal, sendo a visita o fechamento do ciclo do pré-natal”, explica Olidelza Galdinho, enfermeira da UBS Raimundo Aragão. Além disso, a mãe é informada sobre métodos anticoncepcionais, como o preservativo masculino e feminino, o DIU, anticoncepcionais injetáveis, orais e de mama, além do contraceptivo de emergência e orientações sobre o direito dos usuários à laqueadura e vasectomia. “O serviço que fazemos é contínuo, e se ele é uma continuidade da assistência, ele nunca para. Temos de mostrar que temos uma Unidade onde podemos oferecer todos esses serviços”, reforça a enfermeira.

 

 

Olidelza Galdinho, enfermeira da UBS Raimundo Aragão

 

Para Cristiane Silva do Carmo, agente comunitária de saúde da UBS Raimundo Aragão, identificar quando a mulher engravida e encaminhar para o pré-natal na unidade básica de saúde são etapas fundamentais desse processo. “Ficamos atentos à gestante e deixamos desde o início nosso contato para que ou o pai ou alguém da família avise quando a mãe tiver o bebê. A partir daí, acontece a visita do puerpério”, afirma ela.

 

 

Cristiane Silva do Carmo, agente comunitária de saúde

 

Segundo ela, durante a pandemia covid-19, as visitas são ainda mais importantes principalmente para facilitar o acesso das mães que moram distante das Unidades de saúde. “Aqui, por exemplo, no Povoado Alto Bernardo que é distante da Unidade, essa mulher não precisa se dirigir ao posto de saúde para fazer a consulta. A mãe está fragilizada, teve o bebê recentemente e precisam de um transporte que muitas não tem. Então, fazer essa visita da puérpera é importante porque ela vai ter toda a assistência após o nascimento do bebê e a gente não perde o vínculo dela com a Unidade, pois haverá uma continuidade para o bebê e para ela”, reforça a agente comunitária de saúde Cristiane Silva do Carmo.

 

 

Elisane dos Santos, mãe e moradora do Povoado Alto do Bernardo

 

 

Segundo Priscila Lírio, coordenadora de Saúde da Mulher de São Cristóvão, a visita puerperal é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. “A atenção à mulher e ao recém-nascido no pós-parto imediato e nas primeiras semanas após o parto é fundamental para a saúde materna e neonatal. “A visita do puerpério deve ser feita até o sétimo dia de vida do bebê e esse atendimento deve ser o mais criterioso e cuidadoso possível, inclusive para evitar morte materna e infantil”, ressalta.

 

Fotos: Heitor Xavier