Vigilância Sanitária intensifica atuação no comércio e nas feiras livres de São Cristóvão

07/12/2020 - 17:46 Atualizado há 16 horas

Vigilância Sanitária de São Cristóvão intensificou durante a última semana as ações de fiscalização e conscientização contra a covid-19 nos estabelecimentos comerciais e nas feiras livres do Centro Histórico, dos bairros Rosa Elze e Eduardo Gomes. As ações acontecem rotineiramente desde o início da pandemia, mas têm sido reforçadas nos últimos dias, buscando orientar os comerciantes, os feirantes e a população em geral sobre as medidas de distanciamento social, uso de máscara e lavagem correta das mãos. As ações de conscientização junto aos feirantes e consumidores são realizadas nas feiras do Mercado Municipal (aos sábados), feira do Eduardo Gomes (aos sábado e quartas), feira da Pracinha do Roza Elze (às quintas) e na feira do Alto da Divinéia (aos domingos).

De acordo com Cátia Patrícia Santos Lima, Coordenadora da Vigilância Sanitária do município de São Cristóvão, no bairro Eduardo Gomes há um pouco mais de dificuldade, pois o fluxo é maior que na sede do Centro Histórico. “No Centro histórico, na feira, há espaçamento entre as barracas e a própria população já se mostra mais consciente do que precisa ser feito. A população da sede é mais idosa em comparação a do bairro Eduardo Gomes, que é uma população mais jovem que migrou para morar lá e que tem um fluxo bem maior”, afirmou ela. “No Eduardo Gomes a maioria já está sem querer usar máscara, mas continuamos realizando as orientações e distribuindo as máscaras para esses que ainda não estão usando e são mais resistentes”, frisa a coordenadora.

Fiscalização da Vigilância Sanitária em feira livre

As fiscalizações de combate a Covid-19 ocorrem junto à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), são todas de caráter orientador e se baseiam nos protocolos emitidos pelo Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão (COE).

O protocolo das Feiras Livres prevê, entre outras medidas de combate ao coronavírus, que as feiras ocorram em ambientes amplos, ao ar livre, e com um bom fluxo de ar, que o número de pessoas na área de comercialização seja o mínimo suficiente para garantir a distância adequada entre as pessoas e que se evite filas nas barracas de comercialização. Além disso, a orientação é que o atendimento do feirante ou colaborador seja feito a uma única pessoa por vez.

As ações da Vigilância Sanitária compreendem o comércio da cidade e pontuam principalmente a necessidade de os estabelecimento cumprirem as medidas de prevenção contra  Covid-19, assim como estabelecido nos Protocolos Sanitários divulgados pela secretaria de saúde do município. Os Protocolos Sanitários estão disponíveis à população no portal da prefeitura de São Cristóvão, na aba Covid-19, em Ações de Enfretamento: https://transparencia.saocristovao.se.gov.br/municipio/covid19