Vigilância Sanitária de São Cristóvão capacita comerciantes locais e garante fiscalização durante o FASC

30/11/2022 - 14:55 Atualizado há 4 dias

A Vigilância Sanitária de São Cristóvão está empenhada em capacitar os ambulantes que irão comercializar produtos durante o 37º Festival de Artes de São Cristóvão, que inicia nesta quinta (1) e vai até o domingo (4).

Duas oficinas de Manipulação de Alimentos foram realizadas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para cerca de 80 comerciantes, com o objetivo de capacitá-los acerca de boas práticas de manipulação, armazenamento e transporte dos alimentos a serem comercializados durante o evento.

Segundo Vanessa Meneses, nutricionista e referência técnica de promoção do cuidado à saúde da SMS, existem doenças graves transmitidas por alimentos que podem levar à morte, e as boas práticas servem para reduzir esses riscos consideravelmente.

“Nossa proposta é qualificar os vendedores de alimentos do comércio informal, e formal também, para as boas práticas de manipulação a fim de garantir a oferta de alimentos seguros e de qualidade durante o FASC, e para além do FASC. O certificado é uma exigência do evento, mas o que eles vão aprender vai para além, pois a maioria vai continuar com a atividade”, explicou a nutricionista.

Oficina com Vanessa Meneses, nutricionista e referência técnica de promoção do cuidado à saúde da SMS

Maria Adeilde, que será vendedora de comércio pela primeira fez durante o FASC, participou da capacitação para poder comercializar batata chips e refrigerante. “Estou ansiosa porque nunca utilizei esse recurso de venda e estou me inteirando para que eu faça as coisas certas e não haja nenhum problema. Esse curso é de extrema importância para que nós tenhamos conhecimento, e para evitar problemas futuros no dia-a-dia. Importante pensar sempre na segurança das pessoas, principalmente com relação à alimentação que é um fator de muito cuidado que devemos ter”, afirmou ela.

Maria Adeilde, vendedora de comércio informal

Cátia Patrícia, coordenadora da vigilância sanitária de São Cristóvão, explica que além da realização das oficinas antes do evento, a Vigilância Sanitária atuará durante todos os dias do FASC como órgão orientador. “Orientaremos os comerciantes acerca das boas práticas de alimentação, tendo em vista que já foram feitas duas oficinas para que todos eles estejam aptos a comercializarem os alimentos", explicou.

"Vamos continuar reforçando a higienização das mãos, que o gelo esteja sempre na quantidade adequada e tenha procedência, atuando também junto a quem trabalha com fritura, onde o óleo não pode estar escurecido e tem de ser trocado sempre, entre outras orientações importantes”, complementou Cátia.

Cátia Patrícia, coordenadora da vigilância sanitária de São Cristóvão

Ainda segundo ela, este será um ano atípico no FASC, pois haverá pela primeira vez a comercialização de produtos das marisqueiras. “As marisqueiras também passaram por uma capacitação e esperamos que elas possam atender todas as exigências impostas pela vigilância sanitária. Haverá fiscalização durante os quatro dias de evento, e estaremos orientando, fiscalizando e apreendendo o que estiver irregular para a segurança de todos”.

Fotos: Dani Santos