Vigilância epidemiológica realiza testagens de covid-19 no Batalhão da Restauração

02/12/2020 - 18:51 Atualizado há 21 horas



Equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município realizaram ontem e hoje a testagem PCR para covid-19 no Batalhão da Restauração, instituição que atua no acolhimento de dependentes químicos em São Cristóvão. A necessidade de realização da testagem surgiu após a equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde identificar que uma pessoa positivada com covid-19 teve contato com os demais residentes do local.

 

Testagem PCR sendo realizada no Batalhão da Restauração

 

De acordo com Maria do Socorro, coordenadora do Batalhão da Restauração, a testagem é fundamental para a segurança tanto dos residentes como dos monitores e colaboradores. “Muitas pessoas ainda não acreditam na contaminação do vírus, mas vimos que realmente uma pessoa pode contaminar várias outras, e foi o que aconteceu com a gente. Temos 93 dependentes químicos em tratamento e 11 foram testados positivos, por isso estamos fazendo essa testagem, pois não sabemos quem está com o vírus agora. A ação é importante para a segurança de toda nossa equipe”, afirma ela.

 

Maria do Socorro, coordenadora do Batalhão da Restauração

 

Cristiana Silva, agente comunitária de saúde e integrante do monitoramente da secretaria de saúde explicou que a equipe do laboratório foi orientada pela equipe de Vigilância Sanitária a ir ao local realizar as testagens após o contato de 105 pessoas com um caso positivo.  “Já fizemos 39 testes ontem e hoje a equipe veio testar os que faltaram. A dinâmica é fazer o cadastro com os dados de cada um, que são depois encaminhados a realizar o exame. Os casos negativos continuam sendo monitorando por 10 dias, e os positivos são enviados a outra equipe, quando é iniciado o monitoramento do covid para os positivados”, enfatiza.

 

Cristiana Silva, agente comunitária de saúde e integrante do monitoramente da secretaria de saúde

 

Segundo Beatriz Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão, essa ação consiste na ampliação da testagem para 100% dos casos sintomáticos respiratórios e a implantação da nova estratégia de rastreio e monitoramento de contatos da cidade. “Descentralizamos o monitoramento dos casos suspeitos e estamos em processo de rastreio e monitoramento dos contatos de casos positivos. Encaminhamos 100% dos casos de síndrome gripal sintomáticos respiratórios para realizar PCR, assim testamos mais pacientes e identificamos os positivos”, afirma ela.

 

De acordo com a coordenadora, a estratégia de rastreio e monitoramento de pessoas que tiveram contato com casos positivos permite que a Vigilância Epidemiológica identifique e encaminhe para testagem por PCR os indivíduos, mesmo que eles sejam assintomáticos. “A partir daí podemos descartar uma infecção pelo SARS- Cov e podemos identificar mais casos positivos que estão assintomáticos. Além disso, temos o monitoramento em si: em caso de o indivíduo se negar a realizar a testagem, ele fica em monitoramento por 14 dias (os contatos), já os casos suspeitos ficam em monitoramento por 10 dias, desde o início dos sintomas”, reforça.

 

A testagem da população como medida de prevenção à Covid-19 é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de impedir a disseminação do vírus e no combate à pandemia. Em São Cristóvão a Vigilância Epidemiológica preconiza o padrão ouro, que é a testagem por PCR, mas os testes rápidos ainda estão sendo disponibilizados à população em todas as unidades de saúde do município.  Para mais informações, a Vigilância Epidemiológica pode ser contatada através do número (79) 3045-4916.

 

Foto: Dani Santos